O presidente americano Donald Trump determinou neste domingo (29) novas diretrizes para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus nos EUA.
Segundo Trump, o distanciamento social deverá ocorrer até 30 de abril, justificando que a taxa de mortalidade por consequência do Covid-19 deverá chegar ao pico em duas semanas.
“Nada seria pior do que declarar a vitória antes que a vitória fosse conquistada”, disse Trump em uma entrevista coletiva à noite, segundo a CNBC.
“Portanto, estenderemos nossas diretrizes para 30 de abril”, afirmou.
Páscoa
Anteriormente, Trump havia expressado o desejo de reabrir o país para os negócios até a Páscoa, em 12 de abril, mesmo diante das advertências da comunidade médica.
Segundo especialistas em saúde pública, o afrouxamento das restrições resultaria em mortes e danos econômicos desnecessários.
Para Trump, a retomada na Páscoa era uma “aspiração” e que, desta forma, ele espera que os Estados Unidos estejam no caminho da recuperação até 1º de junho.
Conforme a CNBC, o consultor de saúde da Casa Branca, Dr. Anthony Fauci, prevê que o país poderá ter até 200 mil mortes e milhões de infectados, embora tenha alertado que são estimativas.
Há cerca de 135.800 casos de coronavírus nos Estados Unidos, com pelo menos 2.391 mortes.
A CNN Business destaca que a administração de Trump emitiu diretrizes sobre distanciamento social em 16 de março, com prazo de 15 dias.
Como orientação, o governo americano solicitou aos americanos a evitarem locais com mais de dez pessoas e aos idosos que ficassem em casa.
Mercados
Diante do agravamento da situação da pandemia, os mercados futuros americanos abriram em baixa, acelerando as perdas após o discurso de Trump.
Veja o desempenho dos mercados, às 7h45.
Nova York
- S&P Futuros, -0,12%;
- Nasdaq Futuros, -0,26%;
- Dow Jones Futuros, -0,08%;
Europa
- Dax, Alemanha, -0,55%;
- FTSE, Inglaterra, -1,07%;
- CAC, França, -1,00%;
- FTSE Mib, Itália, -0,76%
- Stoxx600, -0,59%;
Petróleo
- Petróleo WTI, -5,07%, a US$ 20,42;
- Petróleo Brent, -7,82, a US$ 22,98;
Ásia (fechado)
- Nikkei, Japão, -1,57%;
- Shanghai, China, -0,90%;
- HSI, Hong Kong, -1,32%;
- ASX, Austrália, +7,00%;
- Kospi, Coreia, -0,04%.
Fonte: Reprodução site CNBC