O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, classificou o coronavírus como uma “pandemia global sem precedentes”. E falou que há ainda uma “longa batalha pela frente”. Em uma carta aos governadores, disse que diretrizes podem ser usadas para determinar o distanciamento social e outras medidas de combate ao coronavírus, informou o G1.
As diretrizes terão como objetivo “ajudar a classificar os municípios com relação aos riscos contínuos causados pelo vírus”, afirmou a carta.
Em carta para os governadores, Trump chama “gripezinha” de “pandemia global sem precedentes” e fala que há ainda uma “longa batalha pela frente”. Ele diz que governo criará diretrizes para governadores e prefeitos “manterem, aumentarem ou relaxarem” isolamento social. pic.twitter.com/bIrajFvvJi
— Julia Duailibi (@juliaduailibi) March 26, 2020
Paralelo a isso, Trump, enviou cartas à população norte-americana com diretrizes para o combate ao coronavírus. Entre elas estão a recomendação de ficar em casa e a de evitar contato com idosos.
As cartas, intituladas “Diretrizes de Coronavírus do Presidente Trump para a América”, são datadas de 16 de março. Elas apresentam conselhos validados pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC).
Essas declarações e recomendações podem significar uma mudança radical de postura. Pois na terça-feira (24) o presidente disse que esperava pôr fim às restrições de isolamento até a Páscoa, em 12 de abril.
Todavia, defendeu mais de uma vez que as pessoas saudáveis podem voltar ao trabalho. Além disso, defendeu que muitos americanos serão infectados pela doença mas apresentarão poucos ou nenhum dos sintomas.