O superávit comercial da Austrália atingiu a maior alta dos últimos 6 meses em dezembro, graças às exportações de minério de ferro para a China, que resistiram às tensões diplomáticas entre os países.
A dependência da China de infraestrutura e construção com uso intensivo de aço para sustentar o crescimento econômico significa que ela tem pouca escolha, a não ser continuar importando minério de ferro australiano, mesmo com os preços tendo atingido o maior preço dos últimos anos.
Segundo reportagem dfa CNBC, os dados do Australian Bureau of Statistics mostraram que as exportações de bens para a China aumentaram 21% em dezembro.
Essa foi a maior alta registrada nos últimos 6 meses, somando 13,3 bilhões de dólares australianos, com o minério de ferro subindo acentuadamente em valor e volume.
Essa somatória ajudou o superávit comercial da Austrália a aumentar para 6,8 bilhões em dezembro contra 5 bilhões no mês anterior.
Trimestre também teve alta no superávit
O superávit do trimestre de dezembro aumentou 28%, para 17,4 bilhões de dólares australianos. Esse foi um resultado positivo oportuno para o crescimento econômico e a receita tributária que está ajudando o país a se recuperar rapidamente de sua primeira recessão em três décadas.
Durante todo o ano de 2020, as exportações aumentaram 12% em um resultado resiliente, devido às interrupções causadas pela pandemia global.
Embora a China continue sendo o maior mercado único da Austrália, os exportadores estão encontrando compradores dispostos em outros lugares para produtos visados pelas restrições comerciais de Pequim.
“Em particular, o carvão australiano fechado na China está encontrando rapidamente novas casas”, disse Daniel Hynes, estrategista sênior de commodities da ANZ.
“O colapso total das exportações para a China foi mais do que compensado por ganhos nas exportações para o Japão, Índia, Coreia do Sul e Tailândia.”
Os embarques de carvão coqueificável aumentaram 28% em dezembro, em relação ao mês anterior, enquanto o carvão térmico aumentou 25%.
A demanda se mostrou tão robusta que os preços do carvão metalúrgico aumentaram um quarto no ano passado, enquanto o carvão térmico enviado do porto de Newcastle subiu quase 60%.