Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Suécia lança e-krona, nova moeda digital um dia após Brasil explicar PIX

Suécia lança e-krona, nova moeda digital um dia após Brasil explicar PIX

E-krona, a nova moeda digital lançada pela Suécia, pode ser usada como uma forma de pagamento dos residentes. O banco central diz que pode ser usado para carteiras, smartphones, relógios e muito mais. O Riksbank disse que a moeda está passando por uma fase de testes, informou o site Investing.

No Brasil, o Banco Central perguntou aos repórteres sobre o advento do novo sistema de pagamentos PIX na terça-feira. O PIX começará em novembro de 2020, substituindo o TED e o DOC, e será usado como forma de pagamento.

De fato, o Bitcoin é a maior moeda digital do mundo atualmente e pode ser usado entre países apenas pela Internet. Bitcoin é uma moeda que não é apoiada por um banco central, ou seja, é uma moeda que é usada livremente por qualquer pessoa no mundo. Todas as suas transações são mantidas no blockchain, que é um registro contábil.

Bitcoin

Onze anos atrás, quando o Bitcoin foi lançado, os bancos centrais estavam preocupados em sair da crise de 2008. Por causa dessa preocupação, eles nem viram concorrentes nascerem na confusão financeira global.

No entanto, vários anos após o lançamento do Bitcoin, os bancos centrais de vários países perceberam o potencial das moedas digitais. Portanto, especialmente em 2019, o banco central começou a considerar a criação de sua própria moeda digital.

O país que anunciou o interesse nessa tecnologia é a Suécia, que usa o Banco Central da Suécia como seu banco central. A moeda do Banco Central é chamada CBDC (Central Bank Digital Coin).

Publicidade
Publicidade
De acordo com o BC da Suécia, a moeda digital nasceu no país no dia 20. Com base na tecnologia blockchain, uma moeda chamada e-krona será extensivamente testada. O projeto piloto lançado nesta quinta-feira (20) é outro passo para a adoção de moedas digitais blockchain, mas contrário à idéia do Bitcoin.

O BC da Suécia informou que ou que o projeto ainda é um teste e que será assim até o fim de 2021. O órgão espera aumentar seu conhecimento sobre o tema, sabendo onde atuar quando a solução definitiva vier a público. Atualmente, uma krona sueca vale R$ 0,45, informou o site.

Atualmente, não há decisão sobre a emissão de uma e-krona e como pode ser projetada. Ou qual tecnologia pode ser usada. O principal objetivo do piloto é o Riksbank aumentar seu conhecimento sobre uma krona digital do banco central.