Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
STF marca julgamento de ordem de alegações finais. Decisão pode interferir na condenação de Lula

STF marca julgamento de ordem de alegações finais. Decisão pode interferir na condenação de Lula

O Supremo Tribunal Federal (STF) agendou para o dia 25 de março de 2020 o julgamento da questão sobre ordem das alegações finais de réus delatores.

Em outubro deste ano, por 7 votos a 4, o STF decidiu que os acusados com acordo de colaboração precisam apresentar as alegações finais antes dos réus que não são delatores. Por conta disso, algumas sentenças foram invalidadas e retornaram à primeira instância. No entanto, com a decisão de adiamento de votação, a Corte vai votar e definir apenas no próximo ano em quais tipos de caso essa questão deve ser aplicada.

O parecer da Corte pode interferir na condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no caso do sítio de Atibaia (SP). Isso porque, caso seja aprovada, pode levar à anulação da decisão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) que condenou Lula a mais de 17 anos de prisão no caso do sítio em Atibaia (SP). Entretanto, a mesma decisão não é válida para o caso do tríplex no Guarujá (SP) pelo fato de não haver réus com acordo de colaboração premiada homologado na Justiça no período em que o ex-presidente foi condenado na Justiça Federal, em Curitiba.