Você sabia que o Banco Central (BC) possui ferramentas para intervir quando há oscilações bruscas na taxa de câmbio e no aumento da inflação? Uma dessas ferramentas é o swap cambial. Nessa pauta, você ficará conhecendo o swap cambial e o swap cambial reveraso.
O que é swap cambial?
Swap é uma troca de riscos entre duas partes. Consiste em um acordo para duas partes trocarem o risco de uma posição ativa (credora), ou passiva (devedora), em data futura, conforme critérios preestabelecidos. Essas trocas (swaps) são bastante comuns com posições envolvendo taxas de juro, moedas e commodities.
Quando surgiram os swaps?
Os swaps surgiram na década de 1970.
Como surgiram os swaps?
Os swaps surgiram com o término do acordo de Bretton Woods.
O que era o acordo de Bretton Woods?
O objetivo do acordo de Bretton Woods era definir os parâmetros que iriam reger a economia do planeta após a Segunda Guerra Mundial. O acordo de Bretton Woods, fez com que os Estados Unidos assumisse o protagonismo da economia mundial e do sistema de distribuição de capitais. O primeiro passo para tal protagonismo, estava na transformação do dólar como moeda forte do setor financeiro mundial e fator de referência para as moedas dos outros 44 signatários de Bretton Woods. Nesse caso, todas as outras moedas passariam a estar ligadas ao dólar. Com o término do acordo de Bretton Woods, que acabou com o padrão-ouro (era uma determinação de que a quantidade de dinheiro em circulação deveria ter garantia do ouro), as moedas dos países ficaram extremamente instáveis, essa instabilidade dificultava as transações comerciais. Com a introdução dos swaps de moedas, o comércio internacional passou a se ancorar em moedas mais fortes e estáveis, isso permitiu a volta do fluxo de negócios.
Qual a finalidade dos swaps?
Sua finalidade é minimizar riscos, por isso, é frequentemente utilizado por bancos, empresas, etc.
Como acontece uma operação de swap?
Ao realizar uma operação de swap, você faz a troca da rentabilidade de dois bens. Esses bens podem ser ativos financeiros ou mercadorias.
Como é estruturada uma operação de swap?
Uma operação de swap pode ser estruturada da seguinte forma: é feita a troca da rentabilidade entre dois bens. Vamos dar um exemplo prático: ouro × dólar. No vencimento do contrato, se a valorização do ouro for inferior à variação do dólar, receberá a diferença a parte que comprou dólar e vendeu ouro. Se a rentabilidade do investimento em ouro for superior à variação do dólar, receberá a diferença a parte que comprou ouro e vendeu dólar.
O que é o swap cambial reverso?
O swap cambial reverso pode ser definido como uma compra de dólar no mercado futuro.
Qual a função do swap cambial reverso?
Sua função é manter a estabilidade do cambio na moeda brasileira.
Entenda como o swap cambial reverso funciona:
Nessa operação há uma troca entre o Banco Central e instituições financeiras, equivalente à compra de dólares no mercado futuro por parte do BC, porém sem envolver a troca física de moeda estrangeira. Dessa forma, a autoridade monetária, por meio de um contrato, aposta que o cupom cambial (divisão entre o juro local e os juros dos EUA) será maior que a variação do dólar no período entre a assinatura e o vencimento do contrato. Ao final do processo, se a variação do cupom for realmente maior que a variação percentual do dólar ante o real, ambos apuram qual foi a diferença entre esses dois indicadores. Esse percentual será aplicado sobre o montante estabelecido e pago pelo BC. No entanto, caso a variação percentual do dólar supere o cupom fiscal, a mesma conta é feita, porém, quem pagará ao BC serão os bancos.