A fintech Nubank publicou um comunicado esta semana alertando seus clientes sobre os golpes que sempre ocorrem neste período do Carnaval, e medidas que podem proteger os clientes e impedir que se tornem vítimas de golpistas que se aproveitam de distrações, embriaguez ou danças durante a festa.
O Nubank criou uma campanha chamada “Fantasie Seu Cartão” e vai distribuir adesivos aos clientes para personalizar seus plásticos, evitando o “golpe de troca” (geralmente ocorre em compras rápidas). Aproveitando a distração das festas, os falsos vendedores, não colocam as informações corretas durante a compra da máquina de cartão, fazendo com que o cliente digite uma senha em um campo falso, onde aparece sem os asteriscos com números ocultos.
Logo depois, alegam que a transação falhou ou algum outro tipo de problema, recomeçam o processo e devolvem o cartão ao cliente. Rapidamente, usa plásticos e senhas para transferências ou compras, reinicia o processo em outro local e atrai outro usuário (o usuário recebeu o cartão do anterior), e assim por diante, de uma maneira fraudulenta e lucrativa.
É por isso que a personalização de cartões é uma arma contra os golpistas. Comparado a verificação nominal, adesivos, marcadores feitos com canetas ou qualquer tipo de “fantasia” são mais fáceis de identificar o cartão durante o carnaval. O Nubank instrui para que usem adesivos removíveis e de baixo relevo para evitar problemas ao inserir a máquina, que deve ser colocada na outra extremidade oposta do chip e da tarja magnética.
Uma peça chave para a segurança é o recursos de bloqueio, que permite que os usuários bloqueiem o uso das funções de crédito e débito assim que percebem a perda de plástico. Dois toques na interface inicial do aplicativo são suficientes para ativar ativar e desativar o bloqueio, caso o usuário recuperar o cartão ou até entrar em contato com a central de atendimento para cancelá-lo permanentemente.
Outro golpe comum envolve pagamentos por aproximação, e os clientes podem desativar temporariamente ou permanentemente. O Nubank permite que esse recurso seja usado sem uma senha para compras de até R$ 50, mas em situações de lotação, os bandidos podem tentar tirar proveito desse recurso. A configuração dos recursos é feita através do menu do aplicativo. Basta clicar no nome do cliente e, em seguida, clique em “Configurar cartão”.
Outra medida de segurança que pode ser tomada é ativar a biometria no aplicativo, já que o telefone também é um ponto vulnerável em caso de roubo, assim como o próprio plástico. A primeira função é acessível através da interface principal, enquanto a segunda função é exibida em “Configurações do aplicativo” no menu.
A distribuição exclusiva de adesivos para usuários do Nubank, acontecerá no dia 20 de fevereiro, na sede da fintech em São Paulo (Rua Capote Valente, 39, no bairro de Pinheiros).
*Informações retiradas do TechTudo





