Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Produção industrial chinesa tem o pior resultado em 30 anos

Produção industrial chinesa tem o pior resultado em 30 anos

Com a economia estagnada por conta do coronavírus, a China divulgou hoje resultados piores do que o previsto para a produção industrial do país. No primeiro bimestre, a produção industrial chinesa caiu 13,5% na comparação com o mesmo período de 2019, ante uma alta de 6,9% em dezembro. A retração foi a primeira desde janeiro de 1990, segundo o Guardian.

Os números foram divulgados nesta segunda-feira (16), pelo Bureau Nacional de Estatística (NBS) chinês. Tradicionalmente, o país divulga a produção de janeiro e fevereiro em conjunto, devido ao feriado do Ano Novo Lunar, que acontece em data variável em um dos dois meses.

O investimento em ativos fixos caiu 24,5%. O investimento do setor privado, 26,4%. E as vendas no varejo, 20,5%.
A taxa de desemprego da China subiu a 6,3% em fevereiro, de 5,2% em dezembro, atingindo o nível mais alto já registrado.

Analistas financeiros já calculam que o impacto da pandemia pode ter reduzido o crescimento da China pela metade no primeiro trimestre.

“Esses dados sugerem que uma pequena contração na economia do primeiro trimestre é um evento de alta probabilidade. As políticas do governo precisariam se concentrar na prevenção de falências e no desemprego em larga escala”, afirmou Zhang Yi, economista-chefe da Zhonghai Shengrong Capital Management, à Reuters.

Publicidade
Publicidade