Se você está pensando na proteção patrimonial de sua família, possivelmente já tenha tido dúvidas sobre contratar previdência privada ou seguro de vida.
Pois saiba que você não precisa, necessariamente, escolher somente uma das modalidades. Por exemplo, se você ficar impossibilitado de trabalhar, tanto a previdência quanto o seguro poderão proteger financeiramente os seus dependentes.
Ou seja, em muitos casos, previdência privada e seguro de vida podem ser complementares, conforme veremos a seguir.
Previdência privada ou seguro de vida? Qual dos dois escolher?
Normalmente, a previdência privada é utilizada com dois objetivos específicos: ter um rendimento no futuro e acumular patrimônio. No entanto, se você tiver algum imprevisto, o fundo de previdência também poderá ser utilizado por seu cônjuge e/ou dependentes.
Isso porque, quando você contrata um plano de previdência, pode escolher de que forma deseja receber o valor investido. Você pode, por exemplo, optar por uma renda vitalícia que seja revertida ao cônjuge ou dependentes caso venha a falecer. Ou pode reverter a renda a algum outro beneficiário a sua escolha, dependendo do caso.
Ou seja, os planos de previdência privada oferecem diversas flexibilidades. Dessa forma, você pode escolher o que melhor se encaixe ao seu perfil e necessidades financeiras.
Previdência privada e seguro de vida no processo sucessório
Além de programar uma renda futura, outro ponto importante da previdência privada é a sua utilidade no processo sucessório.
Tanto a previdência quanto o seguro de vida estão livres do processo de inventário. Isso faz com que os herdeiros tenham mais liquidez no momento da partilha dos bens, inclusive para pagar as custas desse processo legal.
Por isso, no planejamento sucessório, muitos especialistas aconselham que se destine uma parte do patrimônio à previdência ou seguro de vida.
- Leia também: Sucessão patrimonial: por que e como fazer?
Afinal: previdência ou seguro de vida? Qual dos dois é melhor?
Como vimos no início, você não precisa escolher entre um ou outro. Na verdade, estamos falando de produtos complementares, que podem ser uteis em diferentes situações.
Essa também é a opinião de Allan Teixeira, head de previdência da EQI Investimentos. Segundo o gestor, a corretora não trata esses dois ativos como concorrentes, mas como aliados no portfólio do cliente.
Nesse sentido, Allan dá o exemplo de quem está no início da fase produtiva, momento no qual é muito importante reservar para o futuro. Porém, há situações que podem tirar a pessoa do ambiente de trabalho e que são relevantes.
“Se você tiver uma doença, ou mesmo invalidez, por exemplo, e não estiver preparado financeiramente para isso, precisará acessar as suas reservas para a aposentadoria. Por isso é que o seguro é complementar à previdência, pois é uma forma de proteger as suas reservas para o futuro”, explica o gestor.
Como escolher o melhor plano de previdência privada?
Na hora de escolher um plano de previdência privada, há diversos aspectos que você precisa avaliar para que o investimento atenda aos seus objetivos. Nesse sentido, a melhor maneira de fazer isso é contar com uma assessoria especializada na área.
Um especialista em previdência dará orientações sobre benefícios fiscais que você pode ter ao contratar um plano. Além disso, também é de responsabilidade desse profissional o monitoramento dos resultados da sua carteira. Isso garantirá que seus investimentos estejam sempre em linha com as suas metas financeiras.
Segundo o gestor da EQI, primeiramente o especialista identificará o perfil e os objetivos do cliente. A partir disso, fará a análise da carteira de investimentos como um todo, para entender quais as melhores estratégias de alocação de recursos que podem ser utilizadas em cada caso.
“Nossos especialistas terão um olhar único sobre a carteira de investimentos e a previdência. Dessa forma, conseguimos determinar a melhor estratégia, bem como o momento de realizar algum ajuste, se necessário”, diz o gestor.
- Quer conhecer mais Planos de Previdência? Então preencha este formulário que um assessor da EQI Investimentos entrará em contato para mostrar as aplicações disponíveis!