O Índice dos Gerentes de Compras (PMI na sigla em inglês) composto dos Estados Unidos ficou em 50,3 pontos em julho, ante 47,9 de junho. A projeção do mercado era por leitura de 50 pontos. O resultado foi divulgado nesta quarta-feira (5) pela IHS Markit.
O PMI composto é formado pelos dados do setor de serviços e da indústria. E leituras acima de 50 pontos indicam crescimento da atividade econômica.
O PMI de serviços ficou em 50 pontos em julho, ante 47,9 do mês anterior. A expectativa era por 49,6 pontos.
O PMI industrial, divulgado anteriormente, na segunda-feira (3), tinha decepcionado, subindo apenas um ponto: ficou em 50,9 pontos em julho, ante 49,8 de junho, e abaixo da projeção de 51,3 pontos.

Reprodução/IHS Markit
PMI: sustentação do bom resultado depende do controle do Covid-19
Segundo o relatório, o setor de serviços está mostrando bons sinais de estabilização após a crise sem precedentes registrada no segundo trimestre. No entanto, muitas empresas continuam lutando com restrições relacionadas ao vírus. Isto acontece especialmente nos estados onde as medidas de distanciamento social vêm sendo reforçadas.
“Os EUA foram a única grande economia a retroceder na reabertura em julho”, pondera Chris Williamson. Ele é economista-chefe de negócios da IHS Markit. “Se o otimismo detectado pelo PMI será sustentável depende da queda nas taxas de novas contaminações”, afirma.