Descubra as 10 Maiores Pagadoras de Dividendos da Bolsa
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Petrobras (PETR3 PETR4) informa sobre venda de refinarias e eólicas e eleição de conselheiro em AGE

Petrobras (PETR3 PETR4) informa sobre venda de refinarias e eólicas e eleição de conselheiro em AGE

Operações estão alinhadas à otimização do portfólio e à melhora de alocação do capital da companhia, visando à maximização de valor para os seus acionistas.

A Petrobras está dando prosseguimento aos processos de venda de ativos. Nesta manhã, informou que iniciou a etapa de divulgação das oportunidades (teasers) referentes às vendas de suas participações acionárias nas empresas Eólica Mangue Seco 1 e Eólica Mangue Seco 2. As companhias são proprietárias de usinas de geração de energia eólica.

Além disso, informou o início da fase vinculante referente à venda de ativos no segmento de refino. Esses ativos incluem a Refinaria Isaac Sabbá (REMAN) no Amazonas, a Lubrificantes e Derivados de Petróleo do Nordeste (LUBNOR) no Ceará, e a Unidade de Industrialização do Xisto (SIX) no Paraná, assim como seus ativos logísticos correspondentes.

Eólicas

As Eólicas Mangue Seco 1 e 2 estão localizadas em Guamaré, no Estado do Rio Grande do Norte, e fazem parte de um complexo de quatro parques eólicos com capacidade instalada total de 104 MW. Cada empresa detém e opera um parque eólico, com capacidade de 26 MW.

Na Mangue Seco 1, a Petrobras e a Alubar Energia possuem, respectivamente, 49% e 51% de participação.

Na Mangue Seco 2, a Petrobras e a Eletrobras possuem, respectivamente, 51% e 49% de participação.

Publicidade
Publicidade

Refinarias

Quanto às refinarias, a REMAN, localizada em Manaus, no Estado do Amazonas, possui capacidade de processamento de 46 mil barris/dia e seus ativos incluem um terminal de armazenamento.

A LUBNOR, localizada em Fortaleza, Ceará, conta com capacidade de processamento de 8 mil barris/dia, é uma das líderes nacionais em produção de asfalto e a única no país a produzir lubrificantes naftênicos.

A SIX, localizada em São Mateus do Sul, no Paraná, possui capacidade instalada de 6 mil barris/dia e seus ativos incluem uma mina em uma das maiores reservas de xisto betuminoso do mundo e uma planta de processamento de xisto.

Os potenciais compradores classificados para essa fase receberão carta-convite com instruções, incluindo orientações para a realização de due diligence e para o envio das propostas vinculantes.

Maximização de valor

As vendas estão de acordo com as diretrizes para desinvestimentos da Petrobras e com o regime especial de desinvestimento de ativos pelas sociedades de economia mista federais, previsto no Decreto 9.188/2017.

Essas operações estão alinhadas à otimização do portfólio e à melhora de alocação do capital da companhia, visando à maximização de valor para os acionistas.

Eleição de conselheiro

A Petrobras publicou ainda um edital de convocação para a Assembleia Geral Extraordinária, a ser realizada em 04 de março de 2020, às 15 horas. Nele, cita os temas que serão votados, entre eles a eleição de um membro do Conselho de Administração indicado pelo acionista controlador, ou seja, pelo governo.

O porcentual mínimo de participação no capital social necessário à requisição da adoção do voto múltiplo para eleição dos membros do conselho de administração é de 5% do capital votante.

Ata de reunião do Comitê de Pessoas comunicou que avaliou a indicação de Maria Cláudia Mello Guimarães para o cargo de conselheira de administração da Petrobras, à luz da política de indicação da petroleira.

“O Comitê concluiu que a indicada atende aos requisitos e não incorre nas vedações do cargo conforme estabelecido no Decreto nº 8.945/2016 e na política de indicação, estando a indicação apta para ser apreciada pelo Conselho de Administração e, posterior e oportunamente, também pela Assembleia Geral de Acionistas”, diz a ata.

Outro tema a ser votado é a incorporação da Petrobras Negócios Eletrônicos (e-PETRO) pela Petrobras.