Em pesquisa realizada pela XP/Ipespe, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi considerado como o “vilão” da crise econômica enfrentada pelo país. Ao mesmo passo, o atual presidente Jair Bolsonaro vive um momento de “lua de mel” com o seu eleitorado.
Esse resultado mostra que a situação da principal força de oposição ao atual governo não é nada fácil no momento, pois a aprovação do ex-presidente é menor que a do ministro da Economia, Paulo Guedes.
[box type=”info” align=”” class=”” width=””]A XP/Ipespe ouviu cerca de 1.000 brasileiros entre 9 e 11 de janeiro deste ano. Dessa amostra, 34% das pessoas indicaram o petista como sendo o maior responsável pela atual situação do país. Esse é o terceiro levantamento de uma série de entrevistas conduzidas por meio de operadores via telefone. A margem de erro máxima é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos.[/box]
O percentual recebido por Lula é ainda maior do que o de sua sucessora, a ex-presidente Dilma Rousseff, que foi afastada do cargo após cinco anos e cinco meses de mandato por meio de um processo de impeachment. Para 21% dos entrevistados, Dilma é considerada a maior responsável pela atual situação econômica do país. Em terceiro lugar nesse ranking está o sucessor de Dilma, o ex-presidente Michel Temer, que recebeu indicações de 16% dos brasileiros entrevistados. Para 11% das pessoas, a crise tem como causa uma série de fatores externos. Bolsonaro, apesar de ter assumido a presidência a pouco mais de duas semanas foi apontado por 3% dos entrevistados.
Confira os detalhes no gráfico abaixo:
[banner id=”teste-perfil”]
Metodologia
Os operadores aplicaram o questionário “ao vivo”, mas em 20% dos casos houve uma verificação posterior. A amostra tem por base a quantidade de brasileiros que possuem acesso a uma rede telefônica fixa, seja em casa ou no trabalho, além de acesso à rede celular. Além disso, também foram levados em conta alguns critérios de estratificação como sexo, nível escolar, idade e renda familiar. O intervalo de confiança da pesquisa é de 95,45%.
Fonte da notícia: Portal Infomoney
- Quer investir com mais assertividade? Então, clique aqui e fale com um assessor da EQI Investimentos!
- Aproveite e baixe nossos materiais gratuitos. Para participar do nosso canal do Telegram e ser informado com todas as novidades sobre educação financeira, economia e finanças, basta clicar aqui.