A pandemia de coronavírus chegou ao setor automotivo. Segundo informações da Reuters, algumas das principais montadoras de carros do mundo começaram a fazer cortes na linha de produção na Europa.
Representantes de funcionários das principais montadoras na Itália, Bélgica, França, Espanha e Alemanha cobram melhor controle no setor de higiene das linhas de produção como forma de garantir a segurança contra a Covid-19.
A Audi divulgou que tem enfrentado problemas por medo dos funcionários na hora de manusear ferramentas, enquanto a Fiat Crysler Automobiles (FCA) resolveu interromper a produção na maior de suas fábricas para se ajustar à queda na demanda.
Além dessas duas montadoras, a PSA, marca que reúne Peugeot, Opel e Vauxhall, divulgou que manterá as fábricas fechadas pelo menos até 27 de março.
A francesa Renault seguiu pelo mesmo caminho e manterá os 18 mil funcionários de suas 12 instalações em casa por tempo indeterminado.
“A continuidade das atividades de produção do grupo em outros países europeus depende da situação em cada país”, informou comunicado da montadora.
Coronavírus vai afetar vendas
Mais do que a paralisação total ou parcial das montadoras, o que está preocupando o setor automobilístico na Europa é a queda nas vendas de carros.
Marco Opipari, analista na Fidentiis, disse à Reuters que a expectativa é de uma retração de 4% no fechamento de março.
“O problema real é no lado da demanda. As pessoas não estão comprando carros agora e os volumes de vendas serão muito ruins em março, com impacto real no resultado das montadoras”, concluiu.