A Organização Mundial de Saúde (OMS) confirmou nesta segunda-feira (16) que a Covid-19, doença causada pelo coronavírus, já matou crianças.
Em declaração publicada pelo portal R7 após conceder entrevista coletiva, Tedros Adhnom Ghebreyesus admitiu os óbitos entre a população mais jovem.
“Esta é uma doença séria. Embora a evidência que temos sugira que aqueles com mais de 60 anos correm maior risco, jovens, incluindo crianças, morreram”, sintetizou.
Taxa de ataque entre as crianças
Um estudo realizado na China já havia comprovado que as crianças têm probabilidade igual aos outros grupos de contrair a Covid-19.
As taxas de ataque entre as crianças, de acordo com os estudos, são distribuídas da seguinte forma: 7,4% entre 0 e 9 anos; 7,1% entre 10 e 19 anos.
Segundo os pesquisadores, “embora com menor probabilidade de apresentar sintomas graves, as crianças correm risco semelhante de infecção”.
Os chineses alertaram que as crianças, por conta disso, “devem ser consideradas nas análises de transmissão e de controle”.
Adultos e idosos
O mesmo estudo dos chineses apontou que a taxa de ataque do coronavírus entre os adultos de 20 a 39 anos está na casa de 6%.
Já entre os idosos, considerados acima de 60 anos, é de 15,4%. Os que estão com idade superior a 70 anos registraram uma taxa de 9,7%.
Números do coronavírus
De acordo com a última atualização da OMS, já são 146 países infectados pelo coronavírus e cerca de 4 mil mortes em todo o planeta.
No Brasil, o número da última atualização é de 221 casos confirmados, segundo a GloboNews.
O ataque do coronavírus à economia
NBA suspende temporada por causa do coronavírus