Consumidores poderão bloquear chamadas para oferta de empréstimo consignado de bancos a partir do dia 2 de janeiro. O sistema “Não perturbe” começa a funcionar nas instituições. O cliente pode cadastrar todos os telefones fixos e móveis, relacionados ao seu CPF, para bloquear chamadas indesejadas.
De acordo com o site Época, as reclamações subiram 20% em 2019, o que motivou na criação do sistema. O número de reclamações sobre empréstimos consignados nos Procons contabilizado de janeiro a 30 de novembro deste ano já era 20% maior do que o registrado nos 12 meses de 2018.
“O ‘Não perturbe’ é uma das sete medidas que serão implementadas para oferta de crédito consignado. Vamos incluir no cadastro os telefones já inseridos no sistema de bloqueio do Procon-SP”, informou Amaury Oliva, diretor de Autorregulamentação da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
O bloqueio passa a valer 30 dias após o cadastro. O link vai estar disponível no site das 23 instituições que aderiram à autorregulamentação bancária. Juntos, os signatários respondem por 98% do volume de consignados do país.
São eles: Agibank, Alfa, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Banrisul, Barigui, Bradesco, BMG, BRB, Caixa, Cetelem, CCB, Daycoval, Estrela Mineira, Inter, Itaú, Mercantil, Pan, Paraná Banco, Safra, Santander, Sicredi e Votorantim.
Fonte: Época