Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Nelson Peltz: um americano bom de gestão

Nelson Peltz: um americano bom de gestão

Nelson Peltz hoje é conhecido por ser fundador da Trian Fund Management junto com Peter May e Edward Garden, mas ele é muito mais do que isso.

Nascido no Brooklyn, em Nova York, em 1942, o americano tem em seu currículo mais do que o brilhante desempenho em gestão de fundos. Ele é um executivo do mais alto gabarito.

Vamos mostrar, nas próximas linhas, que nem sempre é preciso ter uma base forte para se dar bem na carreira. Claro que o caso de Peltz pode ser encarado como uma exceção, mas, também, talvez sirva de inspiração para você que lê esse conteúdo.

Escola da vida

Ao contrário de gestores e economistas de sucesso que já citamos em outras oportunidades aqui nas páginas do Eu Quero Investir, Nelson Peltz não se graduou com louvor. Pelo contrário.

Apesar de ter ingressado na Wharton School University, na Pensilvânia, largou o curso antes do tempo para virar instrutor de esqui em Oregon.

Publicidade
Publicidade

Pouco depois, assumiu um cargo de motorista de caminhão na Peltz & Sons, empresa da família, e foi aí que começou a brilhar.

Em pouco mais de uma década, transformou o negócio privado, avaliado em pouco mais de US$ 2 milhões, em uma empresa pública, com receitas estimadas em US$ 140 milhões.

O segredo do sucesso de Nelson Peltz

Peltz tem o que chamam no mundo dos negócios de “Toque de Midas”, ou seja, faz tudo o que toca virar ouro. Foi assim que ele aproveitou a aquisição de títulos de alto rendimento (junk) vendidos por Michael Milken para transformar os junk bonds em uma verdadeira fortuna.

Foi por meio do uso dos junk bonds que ele comprou a Triangle Industries, investiu na National Can Corporation e na American Can Company, que depois vieram a se fundir.

Trian Fund e outros negócios de Peltz

Peltz e seus irmãos também compraram a Snapple em 1997 e, nos anos depois, já depois de terem vendido a companhia, fundaram a Trian Fund Management.

A empresa tem em seu portfólio participações em companhias muito valiosas, como Heinz, Cadbury, Kraft Foods, Ingersoll Rand, Wendy’s, DuPont, Mondelēz, PepsiCo, State Street Corporation, Procter & Gamble e Family Dollar.

Os números mais recentes apontam que a  Trian Fund Management agora supervisiona mais de US $ 10 bilhões em ativos sob gestão.

Nem tudo são flores

O Toque de Midas de Nelson Peltz,  no entanto, falha às vezes (mas é raro). Há alguns anos, o gestor perdeu uma votação para garantir um assento no conselho da gigante dos consumidores Proctor & Gamble (PG), quase três meses depois de ter feito uma oferta.

A negativa, no entanto, foi temporária, e logo ele assumiu um lugar à mesa. O gestor também faz parte do Conselho de Curadores do Hospital Presbiteriano de Nova York desde 2019, prestando assim seus trabalhos sem fins lucrativos.

O lado curioso de Nelson Peltz diz respeito à sua vida pessoal. O bilionárío, que já ocupou a 432ª posição entre os homens mais ricos do mundo, foi casado três vezes e tem nada menos do que 10 filhos, sendo oito do último relacionamento e dois do primeiro.