A Motorola Solutions anunciou nessa sexta-feira (14) que obteve um veredicto favorável do júri em um caso de roubo de segredo comercial e violação de direitos autorais contra a rival chinesa Hytera Communications. O valor a ser recebido ficou em US$ 764,6 milhões.
A decisão veio de um júri em Chicago, nos Estados Unidos. A Hytera, sediada na moderna Shenzhen, no sudoeste da China, na fronteira com Hong Kong, usou documentos confidenciais da Motorola e o código fonte protegido por direitos autorais para competir no mercado por comunicações de rádio bidirecionais.
Para piorar a situação da empresa chinesa, a Hytera é uma ex-distribuidora de produtos da Motorola, o que, em tese, lhe dava acesso privilegiado à empresa norte-americana. A defesa da asiática, entretanto, disse que havia desenvolvido seus rádios por conta própria.
O veredicto dado foi a quantia máxima que a Motorola Solutions pediu ao júri, o que torna a vitória ainda mais significativa.
Briga continua
Apesar da vitória em solo norte-americano, a Motorola Solutions disse que planeja uma liminar para impedir a Hytera de desviar ainda mais segredos comerciais e infringir direitos autorais.
“Apresentamos fatos claros e evidências do roubo e da infração da Hytera e estamos satisfeitos que o júri concordou com nossos argumentos, em favor do nosso cliente”, disse Michael De Vries, advogado da Kirkland & Ellis, que representa a empresa, à Reuters, nessa sexta-feira. Já o defensor da Hytera não respondeu aos pedidos de comentários feitos pela agência de notícias.
A Motorola entrou com pedido na corte de Chicago porque é a cidade onde fica sua sede nos EUA. Como a Hytera tem operações nos Estados Unidos, precisa acatar a decisão.
LEIA MAIS
Huawei encerrou 2019 a frente da Apple, como 2ª maior fabricante de smartphones
Motorola Razr e Galaxy Fold: a tendência dos celulares dobráveis em 2020