O Ministério da Infraestrutura pretende atrair um investimento pesado para melhorar a malha de ferrovias do Brasil nos próximos anos.
Dúvidas sobre como investir? Consulte nosso Simulador de Investimentos
Segundo Tarcísio Gomes de Freitas, chefe da pasta, a ideia do governo é dobrar a malha ferroviária do País nos próximos oito anos.
“O que está sendo plantado agora vai fazer com que a participação do modo ferroviário na matriz [de transportes] dobre nos próximos oito anos. Isso vai criar competição entre os operadores e vai ter repercussão imediata no frete”, apostou.
De acordo com o Ministério da Infraestrurua, que participou de uma live promovida pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), os primeiros passos já foram dados.
Tarcísio citou a renovação de concessão de duas estradas de ferro administradas pela mineradora Vale, a Estrada de Ferro Vitória a Minas e a Estrada de Ferro Carajás, como exemplos.
Aumente seus ganhos. Consulte nossa Planilha de Monitoramento de Carteira
Essas duas renovações, por si só, receberão o investimento privado de R$ 17 bilhões na malha ferroviária.
Ministério da Infraestrutura enumera outras obras
Além das renovações citadas por Tarcísio, outras obras foram destacadas pelo chefe do Ministério da Infraestrutura.
Os principais destaques ficam com o projeto de concessão da Ferrogrão, nova ferrovia que ligará Sinop, no norte de Mato Grosso, a Itaituba, no Pará, em análise no Tribunal de Contas da União (TCU), e deve atrair R$ 12 bilhões em investimentos, e o trecho da Ferrovia Norte-Sul, que vai ligar o Porto de Itaqui (MA) ao Porto de Santos e terá R$ 2,8 bilhões de investimento.
“Precisamos fazer projetos sustentáveis por uma razão muito simples, para ter acesso a mais uma forma de funding (financiamento). A gente sabe que os fluxos financeiros vão estar atrelados aos padrões ambientais”, concluiu.






