O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento divulgou na última quinta-feira (13) que o Kuwait vai voltar a importar carne bovina do Brasil.
Segundo a ministra da agricultura, Tereza Cristina, em setembro do ano passado foram iniciadas as tratativas para a reabertura do mercado brasileiro ao país árabe. Na época, o governo brasileiro esteve em comitiva pelo Kuwait no intuito de reinserir o produto brasileiro na região .
O Kuwait parou de comercializar a carne brasileira em 2013 devido a um caso isolado de vaca louca no Paraná em 2012.
De acordo com o ministério da agricultura, o principal produto exportado para o país é, hoje, a carne de frango. Além disso, o Brasil exporta também milho, suco de laranja, farelo de soja, castanha de caju e café solúvel. Em 2019, as exportações agropecuárias do Brasil para o Kuwait somaram US$ 209 milhões.
Conforme reportagem publicada pela Folha, atualmente o Brasil é o maior exportador global de proteína animal halal.
A carne halal pode ser entendida como aquela abatida e processada de maneira que respeite os preceitos islâmicos.
Em 2017, o Brasil atendeu 51,9% da demanda por carne para o mundo árabe. Por esse motivo, a reabertura do mercado ao Kuwait tende a dinamizar o setor de proteína animal do Brasil.
De acordo com a Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, os países da região árabe se tornaram o terceiro maior parceiro comercial do Brasil em apenas um ano.
O Kuwait é um país do golfo pérsico com cerca de 4 milhões de habitantes