Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Japão: indústria avança 0,8% em janeiro

Japão: indústria avança 0,8% em janeiro

O Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão divulgou nesta quinta-feira (19) seu Índice de Atividades de Todas as Indústrias. Em janeiro, o indicador marcou avanço da indústria, com crescimento de 0,8%, ante -0,1% em dezembro. O resultado veio melhor do que aguardavam os analistas, que projetavam avanço de 0,2%. No entanto, os verdadeiros efeitos da pandemia de coronavírus só devem ser percebidos nas próximas divulgações deste indicador.

Na avaliação por setor, a Construção teve avanço de 0,8%. A indústria, de 1%. E Serviços, 0,8%. O Índice de Atividade de Todas as Indústrias mede a variação mensal da produção de todos os setores da economia japonesa. Para tanto, leva em conta o Produto Interno Bruto (PIB) japonês e outros indicadores de crescimento global.

Pacote contra coronavírus

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, informou na quinta-feira (18), que em breve irá apresentar um pacote de ajuda econômica para frear o impacto da pandemia de coronavírus no país. “Temos dados econômicos. Mas gostaríamos de ter uma noção do que está acontecendo de verdade, ouvindo empresas, indústrias e famílias”, disse a repórteres, segundo a Reuters.

O presidente do Banco do Japão, Haruhiko Kuroda, também afirmou que pode flexibilizar a política monetária, se for preciso. O banco central japonês anunciou na segunda-feira (16) que vai aumentar suas compras de fundos comercializados na bolsa. Vão ser aplicados 12 trilhões de ienes, ou cerca de 112 bilhões de dólares, ao ano. A aquisição de fundos de investimentos imobiliários também vai dobrar. Vai ser de 180 bilhões de ienes, ou cerca de 1,7 bilhões de dólares, por ano.

O Banco do Japão também vai aumentar as compras de ativos comerciais e títulos corporativos em 1 trilhão de ienes, cada, para aumentar o fluxo de caixa das empresas.

Publicidade
Publicidade

Indústria: Japão está à beira da recessão

Economistas da Nomura Holdings estimam que se os Jogos Olímpicos de Tóquio tiverem que ser cancelados ou adiados, o PIB japonês pode ter uma retração de 1,5%. Os jogos estão programados para começar em julho deste ano. Mesmo com os Jogos, eles preveem redução de 0,7%. No último trimestre de 2019, o PIB japonês encolheu 6,3% na comparação com o mesmo período de 2018. E analistas já apontam recessão técnica – quando o país apresenta dois trimestres seguidos de contração.