O Índice de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), prévia da inflação oficial do país, apresentou leve aceleração e ficou em 0,14% no mês de novembro, segundo dados apresentados nesta sexta-feira (22). Às informações são do IBGE.
A alta mostrada em relação ao último período, de 0,09%, é o menor resultado para um mês de novembro desde o registrado em 1998, ocasião na qual a taxa foi de -0,11%.
O IPCA-15 soma alta de 2,83% em 2019 e, no acumulado dos últimos 12 meses, chegou aos 2,67%, índice menor do que o registrado nos 12 meses anteriores, que foi de 2,72%.
Setores que registraram alta
Entre os nove grupos de produtos e serviços pesquisados, três apresentaram deflação: habitação (-0,22%), artigos de residência (-0,06%) e comunicação (-0,02%).
Pelo lado das altas, os destaques ficaram por conta dos grupos formados por vestuário (0,68%), despesas pessoais (0,40%) e transportes (0,30%).
A alta no setor de transportes foi puxada pela elevação no preço dos combustíveis, na casa de 1,07%, e também das passagens aéreas, com percentual de 4,44% no período.
O grupo de alimentação e bebidas, que em outubro e nos dois meses anteriores apresentou deflação de 0,25%, desta vez registrou uma pequena alta, de 0,06%.
No quesito “fora do domicílio”, os principais responsáveis pela alta a refeição (0,13%) e a cerveja (0,34%). Já em relação à “alimentação no domicílio”, os números mostram que a carne subiu 3,08%, enquanto cebola (-18,60%), tomate (-8%), batata-inglesa (-7,92%) e leite longa vida (-1,67%) puxaram os índices para baixo.
- Quer investir com mais assertividade? Então, clique aqui e fale com um assessor da EQI Investimentos!
- Aproveite e baixe nossos materiais gratuitos. Para participar do nosso canal do Telegram e ser informado com todas as novidades sobre educação financeira, economia e finanças, basta clicar aqui.





