Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
IPC-Fipe: inflação sobe 1,03% em novembro em São Paulo

IPC-Fipe: inflação sobe 1,03% em novembro em São Paulo

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC-Fipe), indicador de inflação que mede a variação de preços na cidade de São Paulo, teve nova alta, desta vez de 1,03%. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (02) pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas). Em outubro, a variação foi de 1,19% e em setembro de 1,12%.

Dentre as categorias do índice, seis registraram crescimento na inflação, mas em menores valores no comparativo com o mês anterior. Assim, o maior impacto positivo no mês foi no setor de Alimentação, que passou de 2,51% para 2,24%.

Houve diminuição da inflação no comparativo entre os meses nos setores de Transportes (passou de 0,92% para 0,85%) e Despesas Pessoais (passou de 2,52% para 1,90%), Vestuário (passou de -0,32% para 0,80%) e Saúde (passou de 0,02% para 0,25%). A única que teve recuou foi a Educação, com -0,02% (ante -0,03% do mês anterior).

IPC-Fipe Novembro 2020

IPC-Fipe: entenda como é calculada a inflação em São Paulo

O índice de Preços ao Consumidor do Município de São Paulo (IPC-Fipe) é o mais tradicional indicador da evolução do custo de vida das famílias paulistanas. É também um dos mais antigos do Brasil.

Publicidade
Publicidade

Assim, o IPC-Fipe estima as variações do custo de vida das famílias com renda entre 1 e 10 salários mínimos. Começou a ser calculado em janeiro de 1939.