Depois de ter admitido que houve fraude contábil na Via Varejo, o diretor de relações com investidores da companhia, Orivaldo Padilha afirmou que a investigação teve três fases e que a última deve terminar em fevereiro do ano que vem.
No evento voltado para investidores hoje (17), o diretor disse ainda que não há nenhuma posição do que será feito juridicamente. “O que a gente tem até agora é que são funcionários de médio escalão da Via Varejo. Mas a gente vai chegar ao ponto final da investigação e ver o que pode ser feito judicialmente”, afirmou ao portal Seu Dinheiro.
Padilha disse ainda que os impactos contábeis devem ser vistos no quarto trimestre com provisões de contingências, mas reitera que a estimativa do impacto do caixa é de R$ 900 milhões entre os próximos três a quatro anos.
De acordo com o diretor, o impacto para 2020 será “baixíssimo” e a saída de caixa voltada para o pagamento de pendências trabalhistas deve se manter estável, especialmente depois de algumas iniciativas tomadas pela empresa.
Na última quinta (12), a Via varejo confirmou a fraude contábil, com impacto de R$1,4 bilhão no resultado do quarto trimestre. No documento, houve manipulação da provisão trabalhista da companhia e diferimento indevido na baixa de ativos e contabilização de passivos.
QUESTÕES TRABALHISTAS
Roberto Fulcherberguer, CEO da empresa, disse que a companhia está treinando e investindo na recuperação de vendedores com o foco em reduzir a rotatividade dos funcionários da companhia.
“A empresa estava estagnada e o turnover era alto […] Havia um problema de controle de horas extras também que provavelmente não era bem feito no passado. Ao melhorar esse e outros pontos poderemos ter menos causas trabalhistas”, destacou o CEO da empresa dona das redes Casas Bahia e Ponto Frio.
Ele cita ainda que a companhia ficou a venda durante um bom tempo e que agora estão “100% focados em melhorar a governança corporativa e em deixar mais claro os canais éticos da empresa, treinando o time e minimizando ou retirando riscos de potenciais problemas”.
- Quer investir com mais assertividade? Então, clique aqui e fale com um assessor da EQI Investimentos!
- Aproveite e baixe nossos materiais gratuitos. Para participar do nosso canal do Telegram e ser informado com todas as novidades sobre educação financeira, economia e finanças, basta clicar aqui.