Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Intenção de consumo das famílias alcança maior nível desde abril de 2015

Intenção de consumo das famílias alcança maior nível desde abril de 2015

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) mostrou dados recentes do índice em relação a Intenção de Consumo das Famílias (ICF). Em fevereiro de 2020, o índice alcançou 99,3 pontos. Sendo o maior nível desde abril de 2015. Considerado o último mês que o índice ficou no patamar de satisfação (acima de 100 pontos). Esse número também foi considerado o melhor resultado para o mês de fevereiro, em cinco anos.

Com o ajuste sazonal, o ICF apresentou aumento de 1,2% mensal, após duas quedas consecutivas. O desempenho do índice do mês de fevereiro aponta uma recuperação gradativa do consumo. Segundo José Roberto Tadros, presidente da CNC.

Em que veio ancorada a fatores econômicos, como redução do desemprego e aumento das contratações. Além da taxa inflacionária estar baixa. Tadros comentou sobre o aumento do consumo: “Os brasileiros estão mais confiantes com a atividade econômica em 2020, aumentando, assim, sua intenção de consumir tanto no curto quanto no longo prazo”.

Responsáveis pelo aumento do consumo

Os destaques da pesquisa foram os indicadores de emprego e renda. Em que muitos entrevistados dizem se sentir mais seguros em relação a seu emprego atual (39,1%), sendo o maior percentual desde abril de 2015 (40%). Em relação à renda atual, os pontos chegaram em 114,6. Considerado o melhor desempenho desde maio de 2015.

Os indicadores de condições e perspectivas de consumo conseguiram avançar, devido ao emprego e renda. Mas, além disso o acesso ao crédito também auxiliou. Em que 32,1% das famílias indicaram, que comprar a prazo está mais fácil.

Publicidade
Publicidade

Catarina Carneiro da Silva, economista da CNC também comentou sobre o aumento:  “A percepção de consumo dos brasileiros superou, pela primeira vez desde março de 2019, o nível de 100 pontos, evidenciando satisfação com as expectativas de consumir”. Silva lembrou também que pela primeira vez desde fevereiro de 2019, a maior partes das famílias acreditam que vão consumir mais futuramente.