A inflação na zona do euro acelerou em novembro. Foi o que informou o escritório de estatísticas da União Européia nesta quarta-feira(18). Assim, confirmando sua estimativa anterior. Diante dos preços dos alimentos subindo a um ritmo mais acentuado.
A inflação no bloco de 19 países foi de 1,0% em relação ao ano anterior. Ante 0,7% em outubro, em linha com as estimativas iniciais publicadas pelo Eurostat em 29 de novembro.
Aceleração
A aceleração ocorreu quando os preços dos alimentos não processados subiram 1,8% em novembro, ante 0,7% em outubro. Contudo, os preços da energia caíram 3,2%, quase o mesmo declínio de um mês atrás.
O indicador de inflação mais estreito, que retira os preços voláteis de energia e alimentos não transformados e é monitorado de perto pelo Banco Central Europeu, foi revisado para 1,4% em relação à estimativa anterior de 1,5%.
Excluindo energia, alimentos, álcool e tabaco, uma medida em que muitos economistas se concentram, a inflação também foi reduzida para 1,4% em novembro, ante os 1,5% iniciais.
- Quer investir com mais assertividade? Então, clique aqui e fale com um assessor da EQI Investimentos!
- Aproveite e baixe nossos materiais gratuitos. Para participar do nosso canal do Telegram e ser informado com todas as novidades sobre educação financeira, economia e finanças, basta clicar aqui.