O fundador da Daiso, Hirotake Yano, faleceu aos 80 anos na segunda-feira (12), apesar do anúncio apenas uma semana depois. O empresário, que deixou um patrimônio líquido de US$ 1,9 bilhão, foi precursor do modelo de lojas “tudo por R$ 1,99”.
Ainda que o modelo de comércio seja um sucesso no Brasil e em muitos outros países, a trajetória do empreendedor nem sempre foi de realizações: Hirotake Yano chegou a falir antes de criar a rede de sucesso Daiso, conhecida por vender utensílios a preços mais baixos.
- Leia também: Conheça a história do Grupo Pão de Açúcar; relembre trajetória de Abilio Diniz na empresa
- Veja mais: Copo Stanley: a história antes da febre
Hirotake Yano: conheça a história do fundador da Daiso
Em 1972, Hirotake abriu a Yano Shoten, loja montada na traseira de um caminhão e que mais tarde se transformaria na Daiso. Na época, ele vendeu todas as mercadorias a 100 ienes para facilitar seu processo.
Durante o período de 1977 a 1991, a empresa estabeleceu escritórios de vendas em várias cidades japonesas, incluindo Kyushu, Sapporo e Nagoya, juntamente com a construção de um depósito para armazenar os produtos.
A primeira loja própria foi inaugurada somente em 1991, dando início ao processo de expansão da marca. Além de fundador, Hirotake Yano foi presidente da Daiso entre 2018 e 2019.
Atualmente, a Daiso tem mais de 5 mil lojas atualmente, localizadas em 28 países. Cerca de 4 mil unidades ficam no Japão.
A marca, no Brasil desde 2012, tem 62 lojas no país, principalmente em shoppings do estado de São Paulo.