Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Governo pretende utilizar servidor aposentado em outras funções, além do INSS

Governo pretende utilizar servidor aposentado em outras funções, além do INSS

Uma medida provisória será editada ainda essa semana, para alterar o Projeto de Lei nº 8.745, sobre a contratação temporária de servidores aposentados para agilizar os processos do INSS. Segundo informações de uma reportagem do jornal Estadão.

O objetivo é que além dos serviços do INSS, seja possível utilizar o servidor aposentado em outras funções. As quais envolvem administração pública, como licença de professor, realização de censos etc.

O projeto de lei, que visa a contratação de servidores aposentados para agilizar os processos do INSS surgiu devido a grande fila de espera. Atualmente, 1,3 milhões estão a espera de benefícios atrasados. Para que a contratação seja realizada em outras funções, em que também há a necessidade de auxílio, será criada uma nova situação.

Para que os servidores possam atuar em uma chamada demanda extraordinária, nos serviços de Previdência ou assistência social. Será também autorizado o recrutamento tanto ao servidor público aposentado quanto ao militar inativo. Segundo reportagem do Estadão, a expectativa é de cerca de 7 mil servidores do próprio INSS, que vão se aposentar poderão participar do chamamento.

Alguns ministros criticaram a ideia, de limitar o chamamento para apenas servidores civis e militares inativos. De que o ideal seria um nível de concorrência mais amplo. Entre os trabalhadores no geral, junto aos aposentados do serviço público.

Publicidade
Publicidade