Descubra as 10 Maiores Pagadoras de Dividendos da Bolsa
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Governo mira mudanças no parcelamento do cartão de crédito

Governo mira mudanças no parcelamento do cartão de crédito

Após impor limite de juros de 8% ao mês no cheque especial, governo mira eliminar os juros no parcelamento de compras no cartão de crédito

Após impor limite de juros de 8% ao mês no cheque especial, governo mira eliminar os juros no parcelamento de compras no cartão de crédito.

Conforme a publicação do jornal Estado de S. Paulo, nesta sexta-feira (29), uma das medidas em análise do governo “é restringir o número de parcelas nesse tipo de operação”, entendida “pela equipe econômica como forma de crédito”.

Mas a mudança de regras não deve ser imediata.

Cheque especial

Com a medida que limita os juros a 8% ao mês no cheque especial, os bancos projetaram um lucro menor para 2020. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) demonstrou preocupação com a adoção dos limites no cheque especial.

Em nota, a entidade declarou que “considera positivas iniciativas para buscar maior eficiência e permitir a redução de subsídios cruzados no sistema de crédito. Preocupa, entretanto, a adoção de limites oficiais e tabelamentos de preços de qualquer espécie”.

Publicidade
Publicidade

Os bancos também demonstraram preocupação com a medida do Banco Central (BC). O Bradesco BBI vê a medida como “inesperada” e “sem precedentes”. Com isso, estima que o lucro líquido dos bancos ficará em torno de 1% a 5% no próximo ano. Já para a Credit Suisse o impacto será de 2% a 6% no ano que vem.