O Federal Reserve (Fed) divulgou, nesta quarta (12), o Livro Bege, documento que analisa a economia das diversas regiões do país e é assinado pelos dirigentes da instituição.
O texto pontua análises e observações sobre indicadores como desemprego, inflação, consumo e atividade industrial.
No documento desta quarta, o Fed ressalta que a atividade econômica se expandiu a ritmo moderado nas últimas semanas de 2021. Segundo o Fed, crescimento segue contido por problemas em cadeias de suprimentos e falta de trabalhadores.
Já o emprego cresceu modestamente nas últimas semanas. A maioria dos distritos informou que demanda por trabalhadores segue forte.
Abertura de vagas subiu, mas ainda houve escassez persistente de mão de obra. Por outro lado, a maioria dos distritos registrou melhora do consumo, menos para carros.
Dessa forma, o aperto no mercado de trabalho levou a aumento dos salários em todo os EUA.
Preços
O livro Bege também aponta crescimento sólido de preços as clientes, mas altas desaceleraram. Preços de atacado e de materiais pressionam muitos setores. Muitos distritos atribuem custos elevados recentes a problemas nas cadeias de suprimentos.
Falta de pessoal e alta em salários aumentaram pressões de custos para empresas.4
Também houve um recuo de viagens e de consumo em restaurantes devido a variante Ômicron, que impactou as expectativas de crescimento nas últimas semanas do ano passado.