O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos cresceu 2,3% em 2019. Este número representa o menor avanço em três anos. Em 2018, o avanço foi de 2,9%. Em 2017, foi de 2,4%. O resultado fica acima apenas do alcançado pela economia em 2016, quando o PIB foi de 1,6%.
O resultado frustra também o governo, que aguardava um crescimento de pelo menos 3% no ano passado.
Na segunda estimativa do PIB do quarto trimestre, divulgada pelo Bureau of Economic Analysis (BEA), escritório de estatística do Departamento de Comércio norte-americano nesta quinta-feira, 27, o PIB foi confirmado em 2,1%, assim como indicava a primeira prévia. O resultado repete também o resultado da economia no terceiro trimestre.
O aumento do PIB no quarto trimestre refletiu contribuições positivas de gastos com consumo pessoal, gastos do governo federal, exportações, investimentos fixos residenciais e gastos dos governos estaduais e municipais que foram parcialmente compensados por contribuições negativas dos investimentos das empresas.
PIB do EUA: expectativas para 2021
As expectativas para este ano já começam em baixa, com a ameaça do surto de coronavírus. De acordo com o Goldman Sachs, a economia dos EUA deve crescer apenas 1,2% no primeiro trimestre.
Essa taxa de crescimento, se confirmada, será drasticamente menor do que o aumento de 2,1% no quarto trimestre e de 2,3% no ano de 2019.
Leia mais em EuQueroInvestir.com