Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Especialista afirma que auxílio emergencial de renda poderia ser ampliado

Especialista afirma que auxílio emergencial de renda poderia ser ampliado

Algumas medidas que já foram anunciadas pelo governo para proteger os trabalhadores brasileiros mais afetados pela crise do coronavírus seguem na mesma direção de outros países.

Mas sua aplicação na prática tem sido mais demorada e o seu alcance um tanto quanto limitado, segundo reportagem do portal GaúchaZH e na opinião do Coordenador de MBA em Gestão Financeira da FGV Rio, Ricardo Teixeira.

Teixeira explica: “O auxílio que está sendo aprovado precisa atender uma população específica que não tem como se defender em um momento como esse”

“Há um esforço grande que o governo está fazendo, para atender emergencialmente essas pessoas. O governo está fazendo o que é possível nesse momento. Pode ser que mais adiante até possa fazer alguma coisa diferente”. observa Teixeira.

“O que está sendo feito é muito além do que se podia imaginar antes da crise”, concluiu ele.

Publicidade
Publicidade

Principais diferenças entre as medidas nos EUA e no Brasil

Quando questionado sobre as principais diferenças entre as medidas direcionadas aos trabalhadores nos EUA e no Brasil, Teixeira disse: “São realidades totalmente diferentes. Os Estados Unidos têm uma economia pujante e mesmo assim o presidente está fazendo um movimento muito forte no sentido de apoiar, não só as pessoas que possam precisar, como a economia como um todo.”

“No Brasil, a gente está fazendo algo semelhante só que dentro da nossa legislação, das possibilidades do nosso orçamento”, completa.

“São realidades bem diferentes. A gente está falando do país mais rico do mundo e da oitava maior economia do mundo”.

Medidas para garantia de renda na crise são suficientes?

”Yodos nós gostaríamos que esse auxílio fosse muito maior. A questão é de onde tirar o dinheiro. O ideal provavelmente seria um pouco diferente na cabeça de cada um de nós, mas o que é possível está sendo feito”, declarou Teixeira sobre as medidas para garantia de renda na crise.

O que o governo deveria fazer além do que já anunciou?

Ricardo Teixeira responde: “O governo trabalhou rápido nesse sentido. O congresso está aprovando em uma rapidez enorme. Então, na realidade, o que se pode fazer está sendo feito. Se a gente tivesse uma outra situação, poderia fazer algo diferente, mas também se a situação fosse pior talvez nem poderia estar sendo feito isso”.