Uma das principais reclamações do empresário na indústria no início da pandemia de covid-19, como a falta ou alto custo de matérias-primas, vem reduzindo gradualmente o número de queixas. A informação foi divulgada, nesta terça-feira (19), pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) com a publicação da Sondagem Industrial.
A pesquisa ainda aponta que no 1º trimestre de 2022, o índice de reclamações sobre a falta ou o alto custo de matérias-primas alcançou o menor patamar desde o 4º trimestre de 2020.
Apesar da diminuição das queixas acima, o documento da CNI revela que outros problemas estão recebendo maior destaque pelos empresários. A preocupação com demanda interna insuficiente, taxas de juros elevadas e dificuldade na logística de transporte tiveram aumentos no trimestre estão entre as principais queixas dos três primeiros meses de 2022.
Além das condições acima, os empresários também reclamam da piora em relação às condições financeiras, como:
- insatisfação com o lucro operacional e com a situação financeira;
- dificuldade em obter crédito;
- preços de matérias-primas elevados.
Em relação ao desempenho da indústria em março, a Sondagem Industrial destaca que a produção apresentou um crescimento relevante e que os estoques continuam ajustados com o planejado.
Deste modo, o otimismo dos empresários continua forte em abril, além da intenção de investimento continuar em um patamar estável durante o período.