Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
CVC (CVCB3) suspeita de erros contábeis em balanço de 2019

CVC (CVCB3) suspeita de erros contábeis em balanço de 2019

A CVC Brasil Operadora e Agência de Viagens (CVCB3) informou, nesta sexta-feira (28), que identificou, em avaliação preliminar, indícios de erros na contabilização de valores transferidos aos fornecedores de serviços turísticos referentes às receitas próprias de tais fornecedores.

Segundo o comunicado, caso sejam confirmados erros, poderão ser necessários “ajustes contábeis significativos nos resultados reportados pela companhia”.

Estima-se um impacto potencial acumulado dos ajustes na receita líquida de vendas da CVC será de R$250 milhões, considerando os exercícios sociais de 2015 a 2019, equivalente a cerca de 0,5% das reservas totais e 4% da receita líquida da empresa no período acumulado até 30 de setembro do ano passado, de acordo com o comunicado.

Se os ajustes contábeis forem realizados, não terão influência na geração e saldos de caixa registrados nas demonstrações financeiras, visto que o capital de giro reportado no período seria reduzido no mesmo valor e os valores foram transferidos aos fornecedores.

A companhia explica que os indícios são referentes a erros na contabilização de ajustes relacionados à diferença entre os valores provisionados no momento da contratação dos serviços turísticos, para posterior transferência aos fornecedores dos referidos serviços e os valores efetivamente transferidos a tais fornecedores após a realização das viagens contratadas.

Publicidade
Publicidade

O conselho de administração determinou em reunião extraordinária, a apuração independente sobre o assunto, a ser conduzida pelo Comitê de Auditoria.

De acordo com a CVC, o Comitê “será assessorado por consultores independentes e especializados em processos de apuração dessa natureza; e terá a participação, ad hoc, do Sr. Fernando Fontes Iunes, profissional com reconhecida experiência e ampla expertise em governança corporativa, mercado de capitais e contabilidade societária, na qualidade de membro externo e independente, até a conclusão da apuração”. O resultado da conferência será apresentado diretamente ao conselho de administração, para que decida sobre às atitudes a serem implementadas.

A companhia acrescenta que trabalhando na elaboração de suas demonstrações financeiras referentes ao ano passado em conjunto com seus auditores independentes de maneira a apresentá-las no prazo regulamentar, inclusive no que se refere a impactos em demonstrações financeiras de exercícios anteriores e relatórios dos auditores independentes.