A CVC Brasil Operadora e Agência de Viagens (CVCB3) informou, nesta sexta-feira (28), que identificou, em avaliação preliminar, indícios de erros na contabilização de valores transferidos aos fornecedores de serviços turísticos referentes às receitas próprias de tais fornecedores.
Segundo o comunicado, caso sejam confirmados erros, poderão ser necessários “ajustes contábeis significativos nos resultados reportados pela companhia”.
Estima-se um impacto potencial acumulado dos ajustes na receita líquida de vendas da CVC será de R$250 milhões, considerando os exercícios sociais de 2015 a 2019, equivalente a cerca de 0,5% das reservas totais e 4% da receita líquida da empresa no período acumulado até 30 de setembro do ano passado, de acordo com o comunicado.
Se os ajustes contábeis forem realizados, não terão influência na geração e saldos de caixa registrados nas demonstrações financeiras, visto que o capital de giro reportado no período seria reduzido no mesmo valor e os valores foram transferidos aos fornecedores.
A companhia explica que os indícios são referentes a erros na contabilização de ajustes relacionados à diferença entre os valores provisionados no momento da contratação dos serviços turísticos, para posterior transferência aos fornecedores dos referidos serviços e os valores efetivamente transferidos a tais fornecedores após a realização das viagens contratadas.
O conselho de administração determinou em reunião extraordinária, a apuração independente sobre o assunto, a ser conduzida pelo Comitê de Auditoria.
De acordo com a CVC, o Comitê “será assessorado por consultores independentes e especializados em processos de apuração dessa natureza; e terá a participação, ad hoc, do Sr. Fernando Fontes Iunes, profissional com reconhecida experiência e ampla expertise em governança corporativa, mercado de capitais e contabilidade societária, na qualidade de membro externo e independente, até a conclusão da apuração”. O resultado da conferência será apresentado diretamente ao conselho de administração, para que decida sobre às atitudes a serem implementadas.
A companhia acrescenta que trabalhando na elaboração de suas demonstrações financeiras referentes ao ano passado em conjunto com seus auditores independentes de maneira a apresentá-las no prazo regulamentar, inclusive no que se refere a impactos em demonstrações financeiras de exercícios anteriores e relatórios dos auditores independentes.