Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
China define cotas iniciais para importação de petróleo por empresas privadas em 2020

China define cotas iniciais para importação de petróleo por empresas privadas em 2020

A China emitiu uma primeira rodada de cotas de importação de petróleo para empresas privadas em 2020 que permitirá que as refinarias não estatais recebam 103,83 milhões de toneladas da commodity, informaram a mídia estatal e fontes da indústria na quinta-feira (26).

Esse volume representa uma elevação de 8% em comparação às 96,25 milhões de toneladas do primeiro lote de cotas privadas de importação para 2019, de acordo com a Shanghai Securities News e a consultoria em energia SIA Energy, com sede em Pequim.

Ademais, a maior parcela do aumento será destinada a novos projetos de mega-refinarias iniciados nos últimos dois anos.

As cotas estão amplamente de acordo com as expectativas, disse o consultor da SIA Energy Seng Yick Tee. No mês passado, o Ministério do Comércio da China disse que as cotas privadas de importação de petróleo para 2020 seriam de 202 milhões de toneladas, iguais às deste ano.

Nessa primeira rodada, a refinaria privada Hengli recebeu cota para 10 milhões de toneladas de petróleo, conforme fontes do mercado. O valor recebido é mais que o dobro do primeiro lote de 2018, segundo dados do mercado.

Publicidade
Publicidade

A primeira rodada da Hengli já foi robusta em relação à alocação total em 2019, de 16,8 milhões de toneladas.

A Zhejiang Petrochemical (ZPC), que iniciou recentemente operações de uma segunda unidade de destilação de petróleo (CDU), recebeu uma cota de 8 milhões de toneladas no primeiro lote para 2020. Esse volume foi superior às 7,5 milhões toneladas na primeira rodada de 2019, apontaram dados do mercado.

Por outro lado, a cota de importação de petróleo bruto do primeiro lote de 2020 para a estatal ChemChina e a maioria das outras refinarias independentes foi reduzida ou inalterada.

A ChemChina recebeu 8,52 milhões de toneladas, 8% abaixo de sua cota em 2019, ao passo que a Baota Petrochemical não recebeu cota de primeira rodada para 2020.

Algumas empresas receberam um corte de quase 30% nas cotas de importação de petróleo para 2020 em relação ao mesmo período do ano passado, como as petroquímicas Kenli, Lijin, Wonfull, Qirun, Hengyuan e Shengxing.