SAÍDA FISCAL DO BRASIL: VALE A PENA?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Governo prorroga alíquota zero de IOF sobre crédito

Governo prorroga alíquota zero de IOF sobre crédito

O presidente Jair Bolsonaro prorrogou a alíquota zero para o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) nas operações de crédito.

O presidente Jair Bolsonaro prorrogou a alíquota zero para o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) nas operações de crédito, informa a Agência Brasil.

A decisão está em decreto publicado em edição extra do Diário Oficial da União de hoje (2).

Essa é a segunda vez que o governo prorroga a isenção como medida de combate à crise gerada pela pandemia de Covid-19.

Em julho, o governo estendeu a prorrogação por 90 dias.

O prazo acabaria sexta (2).

Publicidade
Publicidade

Com a nova prorrogação, a medida vale até 31 de dezembro.

Alívio no crédito

A alíquota zero de IOF foi anunciada, pela primeira vez, em abril para aliviar o crédito a pessoas físicas e empresas afetadas pela pandemia do novo coronavírus.

Tradicionalmente, o IOF cobra alíquota de 3% sobre o valor total da operação de crédito, independentemente do prazo, mais 0,38% ao ano.

Dessa forma, a alíquota máxima pode chegar a 3,38%, diminuindo caso a operação tenha prazo inferior a um ano.

*Com Agência Brasil

Bolsa ganha 900 mil pessoas físicas na pandemia

B3 (B3SA3) aprova JCP de R$ 0,1256 e dividendos de R$ 0,6483 por ação

Letra Financeira: o que é e como funciona esse investimento

Onda de IPOs também chega aos fundos imobiliários