Os índices futuros de Nova York operavam em queda por volta das 7h45 desta quarta-feira (26), seguindo o movimento de retração dos mercados observados na véspera.
Após indicarem um pregão de alta durante a madruga, às 7h45, os futuros do S&P marcavam queda de 0,13%; Nasdaq retração de 0,21%; e Dow Jones desvalorização de 0,28%.
Analistas consultados pela CNBC, no entanto, já avaliavam como possível um movimento semelhante ao da véspera, quando os futuros abriram no terreno positivo, sofrendo uma reviravolta ao longo do dia.
Enquanto isso, o rendimento dos títulos do Tesouro americano de 10 anos recuaram a 1,31% na véspera, com os temores do coronavírus.
Segundo a CNBC, o rendimento dos títulos americanos de 10 anos atingiram o nível mais baixo, superando o recorde anterior de 1,325% estabelecido em 6 de julho de 2016, após o voto do Brexit no Reino Unido.
Pânico das bolsas deve se repetir no Brasil
Os investidores acompanham as atualizações sobre a expansão do coronavírus em todo o mundo, especialmente na China, na Coreia do Sul e na Itália.
O Brasil também deve ter seu primeiro caso confirmado do coronavírus: um homem de 61 anos de São Paulo, que retornou recentemente de viagem a trabalho para o norte da Itália. A bolsa brasileira deve refletir o pânico que toma conta o mercado.
Os dados mais atuais sobre o surto falam em 2,6 mil mortes e 77,7 mil casos confirmados em todo o mundo.
Quedas históricas nas bolsas de Nova York
Em dois dias, o Dow Jones caiu 6,59% e S&P, 6,28%. Foram as piores quedas em dias seguidos para os índices desde fevereiro de 2018 e agosto de 2015, respectivamente. Para o Nasdaq, a queda foi de 6,38%, o pior desde junho de 2016.
“Os investidores esperam claramente mais más notícias e estão vendendo”, afirmou Brad McMillan, diretor de investimentos da Commonwealth Financial Network, em nota divulgada pela CNBC.
“Existem indícios nos setores de eletrônicos e automóveis de que a desaceleração já está acontecendo, o que será um empecilho para o crescimento”, complementou.
Europa: Itália teme recessão
Na Europa, bolsas em forte queda hoje. Na Alemanha, -1,47%; Reino Unido, -0,57%; e França, -0,95%. A bolsa italiana operava em leve queda, de 0,13%, enquanto o Stoxx600 desvalorizava-se 1,21%.
A Itália continua sendo a principal preocupação da região. Agora o vírus está se espalhando para o sul, além do surto inicial nas regiões norte da Lombardia e, em menor grau, no Vêneto.
O país já tem 325 casos confirmados do vírus e 11 mortes, segundo a mídia italiana. O primeiro-ministro Giuseppe Conte pediu que a imprensa seja menos sensacionalista. “É hora de diminuir o tom, precisamos parar com o pânico”, disse ao jornal La Repubblica. Há preocupações de que o vírus leve a economia já frágil da Itália à recessão.
Ásia
Ásia também em queda generalizada nesta quarta-feira, com Japão fechando a -0,79%; China, a -0,83%; Hong Kong, a -0,73%; e Coreia, a -1,28%.
(Com Rodrigo Petry)
Espero que essas informações possam ter despertado a sua curiosidade sobre o assunto e que te ajudem a tomar melhores decisões em sua vida financeira.
- Conheça os benefícios de se ter um Assessor de investimentos
- Leia mais em EuQueroInvestir.com