Descubra as 10 Maiores Pagadoras de Dividendos da Bolsa
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Boletim Focus mostra inflação levemente acima da última projeção; Selic fica estável

Boletim Focus mostra inflação levemente acima da última projeção; Selic fica estável

O Boletim Focus do Banco Central (BC) mostra inflação levemente acima da última projeção. Isso porque o IPCA passou de 5,38% para 5,44% em 2022.

O Boletim Focus do Banco Central (BC) mostra inflação levemente acima da última projeção. Isso porque a autoridade monetária informa que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) passou de 5,38% para 5,44% em 2022. Para 2023, o IPCA permanece em 3,50%.

Já a Selic, que é a taxa básica de juros da economia brasileira, também deverá permanecer em 11,75% ao ano em 2022, ou seja, em linha com o levantamento anterior. Para o próximo ano, ela também deve permanecer em 8,00%.

Em relação ao Produto Interno Bruto (PIB), o boletim mostra que para 2022 haverá alta de 0,30%, ou seja, estável em relação à base anterior. Para 2023, o PIB decresceu ao passar de 1,55% para 1,53%.

Do lado do câmbio, o Focus mostra que para 2022 haverá permanência do dólar em R$ 5,60 e, para 2023, também haverá permanência em R$ 5,50, conforme levantamento anterior.

A Selic, por sua vez, que é a taxa básica de juros da economia brasileira, também deve permanecer em 11,75% ao ano em 2022. Para o próximo ano, ela também deve permanecer em 8,00%.

Publicidade
Publicidade

O Boletim Focus é um relatório que resume as projeções do mercado para a economia. Ele é formulado a partir de pesquisas macroeconômicas realizadas por instituições como bancos, consultorias, corretoras, universidade e distribuidoras.

Selic é elevada

Conforme noticiado pelo Euqueroinvestir.com dia 2, o Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu, por unanimidade, elevar a taxa Selic em 1,5 ponto percentual (p.p.). Com isso, a taxa básica de juros agora é de 10,75% ao ano, conforme projeção de mercado. Em comunicado, o conselho vê, como mais adequada, a redução do ritmo de ajuste da taxa.

De acordo com o comunicado, considerando o cenário atual, o balanço de riscos e o amplo conjunto de informações disponíveis, o Copom decidiu, por unanimidade, elevar a taxa básica de juros.

O colegiado entendeu que que essa decisão reflete seu cenário de referência e um balanço de riscos de variância maior do que o previsto para a inflação. Também considera como compatível com a convergência da inflação para as metas ao longo do horizonte que inclui 2022 e 2023.