O Congresso chileno conseguiu chegar a um acordo nesta quinta-feira para aumentar em até 50% a aposentadoria básica e também reduzir em 50% a tarifa de transporte público para aposentados.
O pacote de benefícios foi chamado de “Marco de entendimento social” e é uma resposta dos políticos para fazer frente aos graves protestos sociais que acontecem no país.
Como será o aumento da aposentadoria
O aumento de 50% da aposentadoria acontece a partir de janeiro de 2020 para maiores de 80 anos. O valor irá de 110.210 pesos para 165.000 pesos (de 130 para 207 dólares).
Para quem tem entre 75 e 79 anos, o aumento será de 30% em janeiro de 2020, chegando a 50% em janeiro de 2022. Na ocasião, serão beneficiados o total dos aposentados, cerca de 1,6 milhão de pessoas.
Tarifa de transporte menor
O acordo promete também a redução de 50% na tarifa normal do transporte público para maiores de 65 anos, junto com uma redução no valor dos medicamentos. Os dois itens, transporte e medicamento, representam grande parte do orçamento das famílias chilenas.
- Quer investir com mais assertividade? Então, clique aqui e fale com um assessor da EQI Investimentos!
- Aproveite e baixe nossos materiais gratuitos. Para participar do nosso canal do Telegram e ser informado com todas as novidades sobre educação financeira, economia e finanças, basta clicar aqui.






