A alta no preço da carne, especialmente a bovina, será a grande responsável pelo aumento da inflação no mês de dezembro.
Segundo a Agência Brasil, as informações do Relatório da Inflação, divulgado nesta quinta-feira (19), apontaram que a inflação deverá chegar a 0,81% em dezembro, atingindo ainda 0,53% em janeiro e 0,45% em fevereiro de 2020.
Confirmadas as projeções do Banco Central, a alta de 1,80% no trimestre será consideravelmente superior à variação de 0,90% observada entre dezembro de 2018 e fevereiro de 2019.
“As taxas de inflação mais altas esperadas para o trimestre encerrado em fevereiro, em comparação com as observadas entre setembro e novembro, refletem a perspectiva de alta adicional nos preços de carnes, recuperação dos preços de alimentos in natura– movimento compatível com período chuvoso – e de elevação dos preços de combustíveis, influenciados pela depreciação do câmbio [alta do dólar] e entressafra da cana. Destacam-se, ainda, as altas sazonais nos custos de passagem aérea, ônibus urbano e educação, em dezembro, janeiro e fevereiro, respectivamente”, diz o relatório.
A inflação do mês de novembro, segundo o Banco Central, ficou em um nível “confortável”, apenas 0,26% acima do percentual projetado. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a inflação (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA) em novembro chegou a 0,51%.
- Quer investir com mais assertividade? Então, clique aqui e fale com um assessor da EQI Investimentos!
- Aproveite e baixe nossos materiais gratuitos. Para participar do nosso canal do Telegram e ser informado com todas as novidades sobre educação financeira, economia e finanças, basta clicar aqui.