Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Alta do preço da carne deve puxar inflação para cima em dezembro

Alta do preço da carne deve puxar inflação para cima em dezembro

A alta no preço da carne, especialmente a bovina, será a grande responsável pelo aumento da inflação no mês de dezembro.

Segundo a Agência Brasil, as informações do Relatório da Inflação, divulgado nesta quinta-feira (19), apontaram que a inflação deverá chegar a 0,81% em dezembro, atingindo ainda 0,53% em janeiro e 0,45% em fevereiro de 2020.

Confirmadas as projeções do Banco Central, a alta de 1,80% no trimestre será consideravelmente superior à variação de 0,90% observada entre dezembro de 2018 e fevereiro de 2019.

“As taxas de inflação mais altas esperadas para o trimestre encerrado em fevereiro, em comparação com as observadas entre setembro e novembro, refletem a perspectiva de alta adicional nos preços de carnes, recuperação dos preços de alimentos in natura– movimento compatível com período chuvoso – e de elevação dos preços de combustíveis, influenciados pela depreciação do câmbio [alta do dólar] e entressafra da cana. Destacam-se, ainda, as altas sazonais nos custos de passagem aérea, ônibus urbano e educação, em dezembro, janeiro e fevereiro, respectivamente”, diz o relatório.

A inflação do mês de novembro, segundo o Banco Central, ficou em um nível “confortável”, apenas 0,26% acima do percentual projetado. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a inflação (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA) em novembro chegou a 0,51%.

Publicidade
Publicidade