A Aliansce Sonae (ALSO3) comunicou ao mercado na segunda-feira que, em virtude do fechamento dos shoppings informado nos fatos relevantes de 18 e 19 de março de 2020, a companhia optou por postergar o aluguel a fim de dar um alívio ao caixa dos lojistas, a exemplo do que fez em março e abril.
A companhia informou que a medida foi circunstancial, dado que os shoppings permaneceram fechados em razão da pandemia.
A decisão vale enquanto os estabelecimentos não reabrirem.
Por fim, a Aliansce Sonae ressaltou que não estabeleceu nenhuma nova política de cobrança ou descontos para os meses subsequentes à reabertura.
- Baixe a nossa Planilha de Ações e escolha os seus ativos
No mesmo sentido, a Br Malls (BRML3) informou que, conforme fatos relevantes dos dias 17 e 23 de março de 2020, sobre o fechamento dos seus shoppings, foi iniciado um diálogo com os lojistas a fim de buscar um entendimento entre as parte quanto ao pagamento dos aluguéis e demais encargos locatícios.
Desse modo, para o mês de maio, foram definidas as seguintes políticas comerciais:
- Ausência de cobrança de aluguel mínimo para os locatários/lojistas cujas atividades tenham sido interrompidas durante todo o mês ou cobrança proporcional aos dias de funcionamento e que tenham se mantido adimplentes com o pagamento dos encargos condominiais , exceto para operações pontuais, cujas restrições e impactos dos fechamentos não foram substanciais, como mercados e bancos, cujas cobranças não foram alteradas.
- Cobrança do aluguel percentual contratado em relação às vendas não presenciais ou físicas (onde possível) ocorridas no período.
A companhia destacou que “diante da imprevisibilidade quanto ao fim da pandemia e da velocidade de retomada das atividades econômicas, as decisões vêm sendo tomadas mês a mês, de acordo com os desdobramentos da crise causada pelo Covid-19 e seus impactos para a economia em geral e para os negócios da Companhia e seus lojistas, não havendo como antecipar as decisões que serão tomadas em relação aos próximos meses”.
- EQI Investimentos: conheça os benefícios de se ter um assessor