A Air Europa, divisão aérea do grupo turístico espanhol Globalia, começará a voar hoje de Madri para Fortaleza, seu quarto destino no Brasil. A previsão é de transportar mais de 62 mil passageiros em 2020.
A capital cearense se junta a Salvador, primeiro destino da companhia aérea em território brasileiro, em 2003, a São Paulo, para onde voa desde 2013, e Recife, que entrou para a lista em 2017.
A Air Europa, adquirida recentemente pela Iberia, começará a se deslocar para Fortaleza com dois voos semanais e terá um terceiro a partir de junho. A empresa espera transportar mais de 400 mil passageiros para o Brasil no ano que vem.
Concorrência
O governo brasileiro está atrás de 40 empresas estrangeiras para ingressar no mercado aéreo local e, assim, aumentar a concorrência. O intuito é fazer com que a competição acabe barateando o preço das passagens. Hoje, os voos nacionais são concentrados em três empresas: Azul, Latam e Gol.
Em maio de 2019, o Congresso transformou em lei medida provisória assinada durante o governo Michel Temer que autorizou áreas com 100% de capital estrangeiro a operarem no mercado doméstico.
O processo mais avançado de ingresso de estrangeiras no mercado nacional é o da Air Europa. O pedido foi feito em maio de 2019 e a autorização está em curso na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Por enquanto, a empresa opera linhas internacionais.
Por um acordo fechado com a Gol, a Air Europa voará de São Paulo, Recife, Salvador e Fortaleza para outras 20 cidades do Brasil, segundo a Anac. Os voos terão início em janeiro de 2020.
As informações são da Agência EFE.
- Quer investir com mais assertividade? Então, clique aqui e fale com um assessor da EQI Investimentos!
- Aproveite e baixe nossos materiais gratuitos. Para participar do nosso canal do Telegram e ser informado com todas as novidades sobre educação financeira, economia e finanças, basta clicar aqui.