A taxa de câmbio para cartão de crédito no exterior será a do dia do gasto a partir de março, informo o Banco Central. E isso vai deixar conta de compras fora do país mais previsível. Pois o IOF segue menor para compra de moeda estrangeira em espécie, informou o G1.
A nova regra inicia partir do dia 1º de março, a cotação de dólar que será utilizada para a conversão de gastos com cartão de crédito no exterior passará a ser a do dia do gasto feito pelo cliente.
Determina que os emissores de cartões serão obrigados a partir do próximo mês a usar a taxa de câmbio do dia em que for feita a transação. E não mais a da data do pagamento da fatura.
A opção de travar cotação do dólar em compras no exterior e pagar a fatura com o câmbio do dia de cada transação já era permitida pelo BC desde o final de 2016. Mas poucos bancos oferecem atualmente esse serviço.
O objetivo das novas regras é fornecer maior previsibilidade ao fazer compras com cartão de crédito no exterior. Assim o cliente saberá mais claramente quanto reais pagará ao fazer transações internacionais ou sacar dinheiro.