Como viver de renda?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
WhatsApp Gold: Meta desmente fake news

WhatsApp Gold: Meta desmente fake news

Nos últimos dias, voltou a circular em grupos de WhatsApp uma mensagem alertando sobre uma suposta versão premium do aplicativo, chamada “WhatsApp Gold”. O texto alega que a atualização conteria um vírus capaz de zerar a conta bancária dos usuários e bloquear permanentemente seus dispositivos. No entanto, essa informação é falsa.

A mensagem disseminada entre os usuários do WhatsApp afirma:

“Hoje a Globo estava falando sobre o Whatsapp Gold e é verdade. Existe um vídeo que será lançado amanhã no WhatsApp e se chama Gambarelli. Não abra! O vírus vai para o seu telefone, sua conta bancaria será zerada e seu telefone bloqueado para sempre! Avisem os seus contatos, amigos e colegas! Se você receber uma mensagem para atualizar o Whatsapp Gold. Não abra! Eles acabaram de anunciar que o vírus é sério. Envie para todos. Utilidade pública. Não custa avisar os amigos”.

A recorrência da fake news

Esta não é a primeira vez que uma mensagem falsa sobre o “WhatsApp Gold” circula nas redes sociais. Em julho de 2016, o extinto blog Tira-dúvidas de Tecnologia, do G1, já havia desmentido um boato semelhante sobre um convite para baixar essa suposta versão especial do aplicativo. Na época, a fake news também mencionava um vírus inexistente, mas continha um código que redirecionava os usuários para páginas de serviços pagos.

Em agosto de 2018, o portal Fato ou Fake verificou um conteúdo idêntico ao que circula agora. Na ocasião, a assessoria de imprensa do WhatsApp no Brasil afirmou que a mensagem era falsa.

Por que o WhatsApp Gold não existe?

A TV Globo nunca veiculou qualquer informação sobre a existência de uma versão “WhatsApp Gold”. Para esclarecer a situação, o portal Fato ou Fake consultou a Meta (META; $M1TA34), empresa responsável pelo WhatsApp. Em resposta, a companhia declarou:

“A mensagem é falsa. Não existe nenhuma outra versão do WhatsApp a não ser a oficial (WhatsApp Messenger ou WhatsApp Business). Os aplicativos não compatíveis são versões modificadas do WhatsApp. Eles foram desenvolvidos por terceiros e violam nossos Termos de Serviço. O WhatsApp não é compatível com esses aplicativos porque não podemos validar as medidas de segurança implementadas por eles”.

Além disso, não existe nenhum aplicativo chamado “WhatsApp Gold” nas lojas oficiais de aplicativos para dispositivos Apple ou Android.

Os riscos dos aplicativos modificados

O site oficial do WhatsApp alerta para os perigos do uso de versões não autorizadas do aplicativo. Entre os principais riscos estão:

  • Possibilidade de conter malwares que roubam dados e danificam dispositivos;
  • Falta de garantia sobre a segurança das mensagens e informações compartilhadas;
  • Risco de banimento temporário ou permanente da conta do usuário.

Você leu sobre WhatsApp Gold. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!