Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
Votação do Orçamento de 2025 fica para fevereiro

Votação do Orçamento de 2025 fica para fevereiro

A votação do orçamento de 2025 foi adiada e só ocorrerá em fevereiro, anunciou o relator da proposta, senador Angelo Coronel (PSD-BA). A decisão foi tomada devido à necessidade de ajustes no texto após a aprovação de medidas do pacote fiscal

De acordo com o senador, as mudanças, como as alterações no salário mínimo, impactam significativamente as despesas previdenciárias, benefícios sociais e metas fiscais, exigindo novos cálculos e projeções detalhadas. Além disso, a sanção presidencial pode trazer vetos que precisariam ser incorporados ao texto final. 

“A intenção não é atrasar o processo, mas garantir um documento que reflita as prioridades nacionais e assegure o equilíbrio das contas públicas, alinhado com metas de médio e longo prazo”, explicou Angelo Coronel. 

Orçamento: LDO de 2025 prevê déficit zero

O adiamento ocorre em um momento em que o Congresso já aprovou a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2025, que prevê meta de déficit fiscal zero. A LDO orienta os Poderes sobre as despesas que podem ser executadas enquanto o Orçamento não for aprovado. 

Publicidade
Publicidade

Entre as despesas estão: 

– Obrigações constitucionais ou legais da União; 

– Ações emergenciais, como resposta a desastres e recuperação de infraestrutura; 

– Financiamento estudantil e programas de saúde pública; 

– Continuidade de projetos essenciais para evitar prejuízos à administração pública. 

Essas despesas seguem limites rigorosos, com autorização para pagamentos de até 1/12 do valor previsto para cada órgão, de acordo com a Agência Câmara.

Você leu sobre orçamento de 2025. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!