As vendas de novos imóveis no Brasil cresceram 11,8% em 2024, atingindo 186,5 mil unidades, o maior volume já registrado desde o início da série histórica da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc).
O mercado imobiliário mostrou forte recuperação, impulsionado principalmente pelo programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) e pelo aumento nos lançamentos de unidades residenciais.
Leia também:
Lançamentos e programas habitacionais impulsionam crescimento
Além do avanço nas vendas, o volume de novos lançamentos no setor residencial teve alta expressiva de 21,9%, alcançando 150,2 mil unidades em 2024. No segmento do MCMV, os lançamentos cresceram 25,2%, enquanto as vendas subiram 13,1%, refletindo a boa estruturação do programa habitacional.
Já no mercado de médio e alto padrão, os lançamentos também registraram um aumento significativo de 21,4%. No entanto, as vendas nesse segmento tiveram uma variação modesta, com crescimento de apenas 1,3%. Ainda assim, o setor como um todo demonstrou aquecimento, com redução no tempo médio de absorção do estoque imobiliário.
Leia também:
- Imóvel como investimento: por onde começar?
- Investir em imóveis: quais as vantagens e desvantagens? Entenda
Menor tempo para venda de imóveis reforça aquecimento do setor
Outro indicador positivo foi a diminuição do período médio para a venda dos estoques. No segmento de médio e alto padrão, esse tempo caiu para 13 meses em dezembro de 2024, ante 18,4 meses em 2023 e 18,2 meses em 2022. No caso dos imóveis do MCMV, o tempo médio de venda reduziu para 9,8 meses, contra 11,5 meses no ano anterior.
Os dados foram coletados pela Abrainc em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), abrangendo 20 empresas do setor. O cenário positivo reflete a adaptação do mercado às novas demandas e indica uma tendência de fortalecimento contínuo para os próximos anos.
Você leu sobre Vendas de Novos Imóveis. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!