Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
Turquia sobe taxa de juros para 17,5% ao ano

Turquia sobe taxa de juros para 17,5% ao ano

O banco central da Turquia elevou sua principal taxa de juros em 2,5 pontos percentuais, para 17,5%, nesta quinta-feira (20). Este é o segundo aumento consecutivo pelo novo comitê de política monetária do país, que tenta combater a inflação de dois dígitos.

A decisão do BC da Turquia veio abaixo das projeções do mercado, de elevação de 5,0 p.p.

MONEY WEEK: APRENDA A INVESTIR COM OS MELHORES

Em junho, os juros básicos subiram 6,5 pontos porcentuais, a 15%, na primeira alta desde 2021. Na época, o presidente turco Recep Tayyip Erdogan nomeou uma nova equipe que garantiu “reverter o quadro inflacionário”.

“O aperto monetário será reforçado conforme necessário, de maneira oportuna e gradual, até que uma melhora significativa nas perspectivas de inflação seja alcançada”, disse o Banco Central turco em comunicado.

Publicidade
Publicidade

Inflação segue em patamar elevado na Turquia

Em junho, a inflação ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) anual da Turquia era de 38,2%. Apesar do patamar elevado, a taxa desacelerou pelo oitavo mês consecutivo.

Em comunicado, o banco central da Turquia reiterou seu objetivo de reduzir a inflação para 5% no médio prazo – o que muitos economistas consideram difícil diante do ritmo atual da política monetária.

A lira turca caiu cerca de meio ponto percentual em relação ao dólar com a notícia da elevação dos juros, que passou a ser negociado a 26,92 liras turcas. A moeda já perdeu 30% de seu valor em relação à moeda norte-americana neste ano.

DIVIDENDOS EM DÓLAR: GERE RENDA NA MOEDA MAIS FORTE DO MUNDO