Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
Publicada MP que proíbe cobrança diferenciada por transações com Pix

Publicada MP que proíbe cobrança diferenciada por transações com Pix

O governo federal publicou uma medida provisória (MP) no Diário Oficial da União, nesta quinta-feira (16), proibindo a cobrança de valores adicionais ou tributos em transações com Pix. A prática de exigir preços ou encargos superiores em pagamentos via Pix à vista foi classificada como abusiva.

De acordo com a MP, fornecedores de produtos ou serviços, tanto em lojas físicas quanto virtuais, deverão informar claramente aos consumidores que não é permitido cobrar valores extras para pagamentos por Pix. Quem descumprir a norma estará sujeito a penalidades previstas no Código de Defesa do Consumidor.

Além disso, o Ministério da Justiça e Segurança Pública criará um canal digital para orientar e receber denúncias relacionadas a infrações ou crimes contra os consumidores. A medida também reforça que o pagamento por Pix à vista equivale ao pagamento em dinheiro e não está sujeito a impostos, taxas ou contribuições.

Publicidade
Publicidade

Revogação de norma anterior

A publicação da MP ocorre em meio a debates sobre a modernização do Pix e rumores envolvendo a possibilidade de taxação. Em resposta à repercussão negativa, a Receita Federal revogou um ato normativo que previa o monitoramento das transações de Pix em instituições como bancos digitais e fintechs.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, destacou que a medida provisória visa garantir princípios constitucionais, como o sigilo bancário e a gratuidade do Pix para pessoas físicas. A norma reforça que comerciantes estão proibidos de cobrar preços diferentes entre pagamentos via Pix e em espécie. Segundo Haddad, a MP deve conter as notícias sobre taxação que circulavam nas redes sociais.

Você leu sobre transações com pix. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!