O vice-presidente Geraldo Alckmin defendeu o novo arcabouço fiscal, a queda da taxa de juros e a ampliação do comércio com a América Latina em fala como presidente em exercício durante evento da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base, em Brasília.
- Participe da Money Week 100 Dias do Governo. Os primeiros 100 dias de um novo governo têm impacto fundamental dentro de um mandato de quatro anos e nos seus investimentos. Faça sua inscrição!
Alckmin ocupa a presidência em exercício durante a viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à China. Segundo ele, o pacote do novo arcabouço fiscal preparado pelo Ministério da Fazenda foi feito de forma “inteligente”.
“A nova ancoragem fiscal porque estabelece rigor nos gastos públicos, a curva da dívida vai cair, e de outro lado ela é anticíclica, ou seja, quando a economia crescer muito forte você tem um teto de gasto e quanto estiver mais fraca você tem piso para ajudar a alavancar a atividade econômica”, defendeu.
Em coro com outros setores do governo, Alckmin emendou que o novo arcabouço e a desaceleração na inflação devem ajudar na queda da taxa de juros estabelecida pelo Banco Central, sem prejuízo do combate à inflação.
“A inflação não é socialmente neutra, ela tira do mais pobre e passa para o mais rico. Então, a queda da inflação é muito importante e ajudará na política monetária, que é a redução do custo do dinheiro, um fator fundamental para a atividade econômica”, afirmou.
- Quer investir fora do Brasil? Baixe gratuitamente o nosso e-book Investimentos Internacionais e veja como é possível dolarizar parte de seu patrimônio,
O vice-presidente, que também acumula o posto de ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, disse que a retomada da economia depende de três fatores: juros, imposto e câmbio.
“O câmbio está bom, só precisa estar estável, mas ele é competitivo. O imposto vai melhorar com a reforma tributária; não vai cair, mas vai simplificar e vai estimular a atividade produtiva. E o crédito, tenho confiança de que, com a ancoragem fiscal, vamos entrar numa redução gradual da Selic, proporcionando um crédito melhor, além de buscar outras formas de amparar o crédito, especialmente com os fundos garantidores”, declarou.
- Imóveis ou Fundos Imobiliários? Baixe nossa planilha e descubra qual é o melhor investimento.
Geraldo Alckmin defende ampliar comércio com vizinhos
Durante sua fala aos empresários do setor industrial, Alckmin disse que, diante de um mundo globalizado, o Brasil precisa intensificar suas relações de comércio com os vizinhos da América Latina. Hoje, a China é a maior parceira comercial do Brasil, seguida pelos Estados Unidos.
Segundo números apresentados pelo presidente em exercício, o Brasil tem apenas 26% de seu comércio exterior com países da região. Temos que fazer um grande esforço comercial na região, para vender caminhões, automóveis, ônibus, autopeças, linha branca, produtos de valor agregado”, declarou.
- Conheça o Simulador de Previdência da EQI e comece a planejar seu futuro.
- Baixe os materiais gratuitos da EQI.
Quer investir com assertividade e compreender o impacto da fala de Geraldo Alckmin e das decisões do governo sobre a economia e no mercado financeiro? Preencha este formulário e um assessor da EQI Investimentos vai entrar em contato para tirar suas dúvidas.