O índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês) nos Estados Unidos avançou 0,6% em fevereiro em relação ao mês anterior, segundo dados do Departamento do Trabalho divulgados nesta quinta-feira (14). Os preços pagos aos produtores norte-americanos atingiram o maior valor em seis meses, impulsionados pelo aumento dos custos dos combustíveis e dos alimentos, evidenciando uma persistência da inflação elevada.
O PPI veio acima das projeções de 0,3% do Dow Jones e ocorre após um aumento de 0,3% em janeiro. Ainda segundo os dados divulgados, o PPI para a demanda final aumentou 0,6% em relação a janeiro. Em comparação com o ano anterior, o indicador registrou um aumento de 1,6%, marcando o maior avanço anual desde setembro.
PPI nos EUA por categorias
O chamado PPI básico , que exclui categorias voláteis de alimentos e energia, avançou 0,3% em comparação com a estimativa de um aumento de 0,2%. Outra medida que também exclui serviços comerciais aumentou 0,4%, em comparação com o ganho de 0,6% em janeiro.
Na comparação anual, o índice global aumentou 1,6%, o maior movimento desde setembro de 2023.

Reunião do Fed
O aumento das pressões destaca um dilema para os decisores políticos do Fed, que buscam avançar em sua luta contra a inflação. Dados no início da semana mostraram que a inflação subjacente superou as previsões pelo segundo mês consecutivo, reforçando a ideia de que o Fed não terá pressa em reduzir as taxas de juros.
As autoridades do Fed se reunirão na próxima semana e é esperado que mantenham sua taxa básica inalterada. No Índice de Preços ao Produtor (PPI), várias categorias são utilizadas para informar a medida de inflação preferida do Fed, o PCE, cuja leitura de fevereiro está prevista para o final deste mês.
Você leu sobre PPI nos EUA. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e assine a nossa newsletter: receba em seu e-mail, toda manhã, as principais notícias do portal!