Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
Preços ao Produtor dos EUA caem 0,5% contra consenso de estabilidade

Preços ao Produtor dos EUA caem 0,5% contra consenso de estabilidade

O Preços ao Produtor dos EUA, que é o indicador da inflação de preços ao produtor caiu 0,5% em março. A projeção de consenso era de estabilidade. Enquanto isso, o núcleo do PPI subiu 0,1% contra projeção de alta de 0,2%.

No acumulado de 12 meses até março, o indicador apresentou elevação de 2,7%, ao passo que o núcleo registrou alta de 3,6% no mesmo período, segundo divulgado pelo US Bureau of Statistics nesta quinta-feira (13).

O indicador encerrou fevereiro em queda de 0,1% contra projeção de alta de 0,3%, segundo os dados divulgados. No mês anterior, o índice havia registrado alta de 0,7%.

Dados do PPI dos por mês. Fonte: US Labor of Statistics

Em março, dois terços da queda do índice de demanda final podem ser atribuídos à queda de 1% nos preços dos bens de demanda final. Já o índice de serviços de demanda teve uma redução de 0,3%.

  • Participe da Money Week 100 Dias de Governo – Os primeiros 100 dias de um novo governo têm impacto fundamental dentro de um mandato de quatro anos e nos seus investimentos. Faça sua inscrição!

Já os preços da demanda final, com exceção de alimentos, energia e serviços comerciais subiram 0,1% em março depois de subir 0,2% em fevereiro. Para os 12 meses encerrados em março, esse grupo registrou aumento de 3,6%.

Publicidade
Publicidade

Auxílio desemprego dos EUA aumenta para 239 mil pedidos

Também divulgados hoje, o auxílio desemprego nos EUA registrou um aumento para 239 mil pedidos na semana encerrada em 8 de abril. A projeção de mercado era de 232 mil novas requisições para o período. Isso representa um aumento de 11 mil pedidos com relação à semana anterior.

Segundo os dados do Departamento do Trabalho (DOL, na sigla em inglês), esse foi o maior nível de novos pedidos desde a semana de 15 de janeiro do ano passado, quando foram registradas 251 mil requisições.

Gráfico mostra comportamento semanal do auxílio desemprego nos EUA. Fonte: DOL

A média móvel de quatro semanas registrou 240 mil pedidos, tendo uma elevação de 2.250 em relação à média móvel anterior. Este é o nível mais alto para a média desde 20 de novembro de 2021, quando havia atingido 249.250 pedidos.

Com relação aos dados não ajustados, que são os pedidos feitos com base em programas estaduais, estes totalizaram 234.577 na semana encerrada em 8 de abril, tendo um aumento de 27.457 pedidos (ou 13,3%) em relação à semana anterior. Os fatores sazonais indicavam um aumento de 16.898 (ou 8,2%) em relação à semana anterior.

Tá, e aí?Stephan Kautz, economista chefe da EQI Asset

Stephan Kautz, economista chefe da EQI Asset, avaliou que os dados dos Preços ao Produtor foram considerados bons, com núcleos melhores, mostrando uma desaceleração das variações mensais.

No agregado de três meses, a fotografia fica parecida com o que foi observada nos núcleos do CPI, a inflação norte-americana, segundo Kautz. Ou seja, ele explicou que a média anualizada continua em torno de 4%, ainda o dobro da meta perseguida pelo Federal Reserve (Fed), que é de 2%. Aliás, sobre a meta, o economista chefe prevê que esta só será atingida no fim de 2024.

“Nesse sentido, a inflação tem dado boas notícias ao Fed. Porém, o mercado de trabalho continua superapertado e permanece a visão de que não há esperança para corte de juros em um horizonte bastante longo”, disse.

Kautz disse que a EQI Asset trabalha com mais um aumento de 0,25 ponto nos juros dos EUA, na próxima reunião do Fomc, nos dias 2 e 3 de maio, chegando a uma taxa de 5,25%, patamar que deverá permanecer mantido até o fim do ano.

Você leu dados sobre o Preços ao Produtor dos EUA. Quer investir melhor e com assertividade? Preencha este cadastro que um assessor da EQI Investimentos entrará em contato